NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2006, 21h:22

MARCOS LEMOS

Os gastos eleitorais

O secretário Chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, que a partir de abril será o coordenador geral da campanha pela reeleição do governador Blairo Maggi(PPS) neste ano, anunciou que o orçamento da campanha será de R$ 7 milhões, bem aquém dos R$ 20 milhões declarados em 2002, quando Maggi se elegeu governador. Até aí tudo bem. Mesmo porque as pesquisas demonstram que a situação do governador não poderia ser mais tranqüila e os pretensos adversários por enquanto sequer chegam a incomodar. Mas, o que mais me preocupa é o recado que o secretário e futuro coordenador quis mandar. O primeiro e mais óbvio é de que não vai haver dinheiro nas eleições, já que os cálculos estimados são de que uma campanha para o Governo do Estado gira em torno de R$ 15 a R$ 45 milhões dependendo da disputa e dos candidatos. Então, os R$ 7 milhões estariam bem aquém de qualquer realidade, inclusive da de Mato Grosso, pois quem gastou R$ 20 milhões para se eleger em 2002, supostamente teria que gastar o mesmo montante ou um pouco mais na próxima eleição, não menos. Blairo Maggi não se cansa de dizer que a disputa agora é mais difícil, pois não é mais novidade para a população. Outra coisa também me deixa desconfortado com a declaração. A relação entre gastos de campanha e salários a serem recebidos. A conta é fácil de se fazer. O grupo político liderado pelo PPS quer gastar R$ 7 milhões na campanha, e o governador Blairo Maggi, que por decisão constitucional tem a prerrogativa de decidir os salários, definiu o próprio como R$ 10,5 mil mensais. São 48 meses de governo, quatro anos de mandato, a R$ 10,5 mil, teríamos uma conta simples, R$ 504 mil em quatro anos. Então por que se gastar tanto para se eleger? Dizem que a política está no sangue e que as vantagens dos cargos públicos não compensam, porque o salário em relação aos gastos estão aquém da realidade da maioria dos brasileiros. Para aqueles que esperam uma campanha em busca de um extra, pode tirar o cavalo da chuva, pois dinheiro vai ser curto para todas as disputas. No restante, para o empresário Blairo Maggi resta apenas a justificativa de querer ser novamente governador para trabalhar por Mato Grosso, já que por causa de salário não é. Em tempo, o salário de R$ 10,5 mil é bruto, o que se recebe é pouco mais de R$ 8 mil/mês. MARCOS LEMOS é jornalista

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL