NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Sábado, 21 de Janeiro de 2006, 16h:01

ADRIANA NASCIMENTO

O mundo tem jeito!

O mundo, embora com tantas notícias catastróficas, tem jeito sim. Aliás, oito, para mudar. Quem não tem idéia do que fazer ou do que pode fazer para esse fim, deve conhecer a campanha 8 jeitos de Mudar o mundo, encampada pela Organização das Nações Unidas (ONU). E nada é muito complicado. Basta ter boa vontade e querer. São eles: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação Básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da Mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Mas nada de mirabolante precisa ser feito. Basta que façamos nossa parte. No site da campanha (www.objetivosdomilenio.org.br) estão sugestões de medidas simples que podem inspirar muitas outras. Talvez até criarmos a nossa começando dentro de casa ao envolver os familiares disseminando idéias positivas que vão se propagar como uma onda para outros e outros. Pode-se ainda, simplesmente contribuir elaborando e distribuindo material sobre o que é uma boa alimentação, por exemplo. No segundo jeito: Partilhar conhecimentos dentre os colegas de classe que têm mais dificuldade com alguma matéria e fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora. Para o terceiro jeito, identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres. Para o quarto jeito, encampar ações em pról da divulgação da importância de como as vacinas protegem o bebê e como a higiene pode evitar algumas doenças. No quinto jeito pode-se fazer campanha sobre Planejamento familiar; Prevenção do câncer de mama e de colo de útero e Gravidez de risco. No sexto, fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento para os menos avisados. No sétimo, campanhas pelo uso racional de água e energia; plantar árvores na escola e nas ruas; implementar a coleta seletiva na escola e no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis. No oitavo e último jeito ajudar a divulgar a todos o que está sendo feito de bom. Tanto faz se é em conversas com amigos ou em notícias de jornal. Aliás, os estudantes podem realizar a expeirência de produzir um jornal na escola e organizar o grêmio escolar para desenvolver atividades como inclusão digital e outros cursos para geração de renda. Aí estão as sementes! Resta-nos agora plantar e cultivar para que esta árvore de solidariedade cresça! Então? Quem se habilita? ADRIANA NASCIMENTO é jornalista

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL