A câmara do terror legislativo cuiabano tenta imitar o ex-prefeito Wilson Santos num dos pontos fracos da sua gestão que foi tentar governar sob a proteção do guarda-chuva de Dante e andar sustentado pelas muletas do homem das diretas-já. No caso da Câmara, querendo até mudar nomes de ruas históricas, numa outra grande burrice de quem não tem o que fazer. Aqui, tento desfazer uma injustiça interpretativa. Não são todos os vereadores. Toninho de Souza, Pop e vários bons de verdade não entram nesse angu de caroço. Santos tentou mudar os nomes de todas as ruas, avenidas, pontes, viadutos, bens públicos, igrejas, paredes, postes e até a Praça Alencastro que sempre falo Jardim, para o nome de Dante de Oliveira. E, claro, Wilson não precisa disso. Se descobrir quem assoprou esse marketing errado em seus ouvidos, falo aqui. Quando acordou, retirou até uma inacabada estátua caríssima do Dante da Avenida Mato Grosso que quase se tornou Avenida Dante de Oliveira também. Esses rompantes emotivos do ex-prefeito é que lhe tiraram a auréola de estradeiro rumo ao diploma de estadista bem lá no futuro. Qualquer entrevistador, principalmente de TV, que falasse no ar que Wilson é bonito, era convidado na hora para ser secretário de Cuiabá, mesmo que tivesse que criar novas secretarias municipais. Mas, tudo isso é humano e não gosto de ver essas críticas doloridas na cacunda só dele. Explico. O povo se recorda e não tem saudades dos meninos daqui que fizeram essa constituição federal atrapalhada que temos. E, todos eram guris bons, mas inexperientes, oriundos da oposição bonita que tínhamos. Vieram do PMDB daqui e pularam, após as vitórias, para o PSDB. Anterinho, Dante, Telma, Avalone, Carlão, o próprio Wilson, enfim, gente boa, mas que agiram com o freio de mão puxado na subida da cidadania. Todos queriam ser donos do Dante! Exatamente como ocorreu com aquelas irmãs de caridade, por serem boa gente e sindicalistas da pesada, Enelinda da sanfona, Verinha das professoras de meu Deus, Lueci do seqüestro no ônibus, Serys, a dona absoluta do TRT-MT 23ª região, Tribunal Regional do Trabalho Mato Grosso que a senadora não escondia que julgava ser proprietária dele como seu quartel general sindical. Só dela. Quando ganharam as eleições, fizeram a mesma coisa, sentando-se em cadeiras de balanço vendo o desespero de nosso povo passar. Mas, o que derrotou Wilson foram as armadilhas que fizeram com ele, justamente por ele não confiar nos verdadeiros amigos que, infelizmente, desistiram de o aconselhar. Todo mundo continua gostando do ex-prefeito, mas, e principalmente, por causa da ação judicial federal que retirou as verbas da prefeitura, trancou tudo num cofre misterioso, prendeu todo mundo e quase Wilson foi junto. Até hoje Cuiabá corre o risco de devolver todo o dinheiro do PAC que é o que um juiz federal determinou contra Cuiabá cujas ruas e esgotos estão nessa porcaria de hoje. E, culpam o Wilson que não tenho absolutamente procuração para defendê-lo, até porque não votei nele para poupá-lo e dar tempo para sua saúde revigorar-se para o futuro. Falo com respaldo na própria justiça federal que anulou tudo que o rompante juiz - que me permito ousar pensar que não é cuiabano havia denunciado e mandou prender. Mas, anularam tudo. Porém, ainda não indenizaram as empresas, os atingidos, as famílias, o povo daqui e a honra, além de não anularem os estragos que transformaram Cuiabá nessa porcaria suja. Só para atingir Wilson? Ao retornar para a política, por ser muito jovem ainda, deixe de usar as muletas do Dante que o povo já está enjoado disso e provou nas urnas falando não para Carlão, Avalone, Anterinho e até para Telma e mais duzentos e nove tucanos. Dois slogans sobraram em Mato Grosso nestas eleições. O povo mato-grossense não é bandido, pois votou no Pedro Taques e Dante não é burro de cangalha, é herói da História do Brasil, pois não votaram em todos seus penduricalhos. * PAULO ZAVIASKY é jornalista
[email protected]