NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ARTIGO
Segunda-feira, 04 de Abril de 2011, 20h:51

LEITOR

AL aprova projeto para mudar Agecopa

“Gostaria lembrar que, como aparece na entrevista do Dr. Yênes, no dia 28 de junho de 2009, a Agecopa é resultado de uma decisão unilateral do então Governador Blairo Maggi visando ‘contornar as dificuldades políticas a favor do lado técnico necessário’, ou seja, visando contornar o Estatuto da Cidade e Leis relacionadas, Leis em defesa dos interesses da população metropolitana de Cuiabá. Por ofício do dia 18 de setembro de 2009, o ConCidade VG informou todos os deputados dos equívocos que se encontravam na proposta de criação da Agecopa, sem conseguir a mínima consideração. A Lei Complementar Estadual n°359 de Maio de 2009,a Lei da Região Metropolitana, diz no seu Art. 6º ‘As funções públicas de interesse comum serão executadas em regime de colaboração entre o Estado e os municípios da Região Metropolitana, com base em diretrizes e instrumentos definidos no Plano Diretor Participativo Integrado a ser aprovado por instância de deliberação a ser criada na forma de lei’. Parágrafo único ‘O Estado assegurará a execução de planos, programas e projetos relacionados às funções públicas de interesse comum no âmbito metropolitano, por meio de órgão do Poder Público a ser criado para esse fim’. Este órgão que deveria atuar como uma ‘Agência Metropolitana de Desenvolvimento’ foi engavetada de forma ilegal e substituída pela Agecopa que não tem legalidade para interferir nas funções públicas municipais e muito menos para ignorar os Planos Diretores Participativos dos municípios envolvidos, portanto, está atuando na contramão da PNDU, Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, ou seja, atua de forma inconstitucional. Para atuar legalmente, a Agecopa deveria apenas ser uma Secretaria Extraordinária visando priorizar e acompanhar os projetos de interesse da Copa e ser diretamente ligada ao Governo Metropolitano de Cuiabá citado no Artigo 6° da Lei 359/09 e que, apesar do prazo de 180 dias, não saí do papel. No entanto, é só este Governo que pode liberar legalmente os recursos de qualquer investimento metropolitano.” JEAN M. VAN DEN HAUTE, Consultor, Cuiabá/MT [email protected] *** “Enquanto isso, as obras todas atrasadas não andam e fica essa conversa mole que vai dar muitos dissabores no futuro. Vamos abrir os olhos companheiros, sacudir a poeira e botar esse povo para trabalhar, senão...” MARCELO MATTOS, Empresário, Cuiabá/MT [email protected] Cuiabano premiado em concurso de fotos “Parabéns ao fotógrafo cuiabano Lucas Ninno pela premiação. É um cuiabano fazendo bonito! Enquanto isso os nossos políticos e gestores cuiabanos não andam nada bonitos na foto.” JOSÉ CEZÁRIO M.ASCHAR, bancário aposentado, Cuiabá/MT Sou BRT “Com todo respeito a sua opinião, sr. Antonio Lemes, pois sei que conheces bem o nosso trânsito e estudou para isso. Porém, deve-se levar em conta a poluição, algo que nos chama muito atenção nos dias de hoje. Tal como você, também não sou nem de uma nem de outra parte que questiona a Agecopa, mas, em princípio, temos que considerar o futuro de Cuiabá sem poluição, isso é fato.” LUCELIO COSTA, Func. Público, Cuiabá/MT [email protected] Proposta visa fim de cobrança por pontos de táxis “Existem em Cuiabá problemas mais relevantes para ser solucionados, como caso de limpeza da cidade, pessoas morrendo com o péssimo atendimento no pronto socorro. Estes vereadores não tem é o que fazer, vão trabalhar, mostrem serviço mais útil a comunidade.” GERSON COSTA, comerciante, Cuiabá/MT [email protected] *** “É incrível como esses políticos/apresentadores de programas de TV são capazes de criar ‘monstros’ em realidades que não passam de fatos isolados de fácil solução. Eles só não vêem esses ‘monstros’ na profissão deles ‘políticos’, que são os maiores corruptos do Brasil. Basta lembrarmos-nos de alguns apresentadores daqui mesmo de Cuiabá que já estiveram nas manchetes de jornais por tais atos. Porque os três ‘deuses’ dos oprimidos não brigam por causas reais e mais nobres como o aumento do IPTU, que votaram e não falaram nada contra em seus programas de TV, a reforma do PSM de Cuiabá, que ficou só na fachada e sumiram com os R$ 5 milhões, a coleta de lixo, que só mostram a cidade suja e falam do prefeito, mas não apresentam solução nenhuma para o problema, as habitações em áreas de risco que as os nobres apresentadores/políticos só sabem criticar mais não fazem projetos nenhum para melhorar a vida das pessoas que residem nesses locais, os buracos da cidade que os pobres motoristas não agüentam mais. As soluções desses problemas dariam horas e horas de debates em seus programas e melhorariam muito a vida de todos os cidadãos de Cuiabá. Porque não brigam por uma educação melhor para os cidadãos. Não dá. Esses problemas são ‘complicados’ demais para a nobre inteligência desses magníficos vereadores/apresentadores de sensacionalismos, que só levam a população a ficar cada dia mais dependentes de políticos corruptos e sem objetivo nenhum, a não ser o de melhorar na vida, a custa da falta de inteligência do cidadão, como os senhores.” ELIANIR T. SILVA, Secretária, Cuiabá/MT [email protected] Praça das Bandeiras ficará apagada “Parabéns à cidadã advogada Cynthia Rodrigues pela ideia da mobilização pela Hora do Planeta em Cuiabá. Há dois anos quando tomei conhecimento da campanha mundial faço a minha parte apagando quase todas as luzes da minha casa.” JOSÉ CEZÁRIO M. ASCHAR, bancário aposentado, Cuiabá/MT MT tem 112 casos diários de dengue “Enquanto as chamadas ‘autoridades da saúde’ não se conscientizarem da necessidade de parar de falar e começar a fazer o que precisa ser feito as epidemias ficarão cada vez maiores e os casos cada vez mais graves...” BIA LOPES, Bióloga Entomologista, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL