NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quarta-feira, 20 de Abril de 2011, 20h:45

EDUARDO POVOAS

Ah, minerim vivo!

Eu que morei em Uberaba, Minas Gerais, por cinco anos, conheci um pouco as maneiras e o modo de viver do povo daquele estado. Dizia um velho amigo que lá morava quando ia fazer qualquer tipo de negocio: “não venha tão alto como um urubu e nem tão baixo como um tatu que podemos conversar”. Coisa de mineiro. Após esta frase, quem procurava o negócio, já ficava de orelha em pé. Foi desta maneira que o “Mineirim” Aécio Neves se sentou à mesa para dizer aos companheiros do seu partido (aliás, a cúpula arrogante de São Paulo), que de maneira nenhuma aceitava ser o vice de Serra. Primeiro menosprezaram a capacidade e o poderio de voto desse mineiro. Quando começaram a ver que a vaca caminhava a passos enormes para o brejo, tentaram convence-lo a aceitar o “pepino”. Claro, inteligente sabedor de suas possibilidades de se eleger facilmente a qualquer outro cargo, iria esse “mineirim” sabido carregar o “melhor Ministro da Saúde do mundo” nas costas? Falta a você agora Aécio, pensar urgentemente na possibilidade de deixar esse grupo de intelectuais de São Paulo falando sozinho. Tens carreira solo assegurada e com um futuro brilhante pela frente. Esse povo que governa São Paulo há quase duas décadas e que neste período de chuvas chega ao cumulo de oferecer aos paulistanos a maneira como desejam morrer, se afogado dentro ou fora do carro, só lhe trarão prejuízos políticos. Senão vejamos. Quem leu um artigo do Sociólogo FHC com o titulo “O papel da oposição”, fica “preprexo” (como dizia um velho amigo) quando ele se refere à tomada de posição pela oposição (existe isso?), que são eles mesmos. Veja o desespero do Sociólogo que diz: “Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influencias sobre os “movimentos sociais” ou o “povão”, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos”. Destempero total de quem levou três homéricas surras para a Presidência da República. Fazemos, eu, você e a grande maioria do povo brasileiro, parte dessas massas carentes e pouco informadas. Acredita o ex-presidente que nós que compomos as classes B, C e D deste país, e que na sua ótica somos mal informados e povão, lhes impusemos as fragorosas derrotas que a tucanada já está acostumada a tomar. Acredita o Sociólogo, ex Presidente, que alguém do seu grupo se elegerá sem ajuda das “massas carentes e mal informadas” e principalmente do povão. Acredita o Senhor FHC que seu partido será reerguido com a ajuda substancial da real família inglesa, e com os “bilhões” de votos de quem domina o capital deste país. É por esta e muitas outras Senhor Fernando Henrique e cia., que como aqui em Mato Grosso e em vários estados da federação, seu partido consegue dia a dia “milhares” de simpatizantes, cabendo o partido todo em um triciclo. Caberá a nós sub-raça deste país, na visão do ex-presidente Fernando Henrique, eleger todos os candidatos apoiados por ele ou pela sua tropa? Mostremos a ele que quando enxotamo-lhes do Palácio do Planalto nós “povão sem informação”, já tínhamos certeza de que algum dia seríamos tratados dessa maneira. Só esperávamos a hora! Sangue azul é pra poucos! *EDUARDO PÓVOAS - Cuiabano [email protected]

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL