Governador Pedro Taques deve anunciar oficialmente hoje a definição sobre o pedido de exoneração feito pelo secretário estadual de Segurança
KAMILA ARRUDA
Da Redação
O primeiro escalão do governo do Estado deve sofrer novas mudanças às vésperas do Natal. Após Marcos Bertúlio abandonar a Secretaria de Saúde em outubro deste ano, agora quem cogita a possibilidade de sair do staff do governado Pedro Taques (PSDB) é o promotor Mauro Zaque, secretário de Segurança Pública. Ele teria exposto esta vontade ao chefe do Executivo Estadual na noite desta segunda-feira (21) durante reunião com o secretariado. Taques, por sua vez, não confirma nem desmente o boato. O governador apenas se restringiu a dizer que nenhum secretário é insubstituível. Taques e Zaque se reuniram no final da tarde de ontem (22) para debater o assunto. A reunião era para acontecer pela manhã, mas foi adiada em razão de uma agenda do governador. A tendência é que saia um posicionamento oficial nesta quarta-feira (23). Desde os primeiros meses de sua gestão na Segurança, o secretário tem tido problemas com setores da Polícia Militar, especialmente o alto comando. Nos corredores o bato é de que a vontade de Zaque é retornar ao Ministério Público Estadual (MPE) por conta da eleição para procurador-geral que ocorrerá no final de 2016. O promotor pretende disputar o pleito e longe do órgão sua candidatura fica sem musculatura. Diante disso, a tendência é que a secretaria de Meio Ambiente Ana Perteline também deixe o cargo no próximo ano para auxiliar Zaque no MPE. Caso a saída do promotor se confirme, ele será o terceiro secretário a deixar o cargo em menos de um ano de mandato. O primeiro foi o coronel Antônio Ribeiro Leite, que deixou a Casa Militar em agosto e foi substituído pelo também coronel Airton Benedito Siqueira Junior. O segundo foi o secretário de Saúde, Marco Bertulio, que deu lugar ao também médico Eduardo Bermudez. O mais cotado para substituir Zaque é justamente Fábio Galindo, que também é coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Mauro Zaque ganhou destaque em Mato Grosso por sua atuação no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). As ações de combate ao crime o deixaram em evidência. Ele manteve uma tradição dos governos de nomearem pessoas originárias do Ministério Público para atuar na Segurança Pública. Outros exemplos foram os promotores Célio Wilson de Oliveira, no governo Blairo Maggi, e Benedito Corbelino, no governo Dante de Oliveira.