Presidente da Unimed, o oncologista Kamil Fares foi convidado de imediato pelo prefeito Wilson Santos para a Secretaria de Saúde
SONIA FIORI
Da Reportagem
O prefeito Wilson Santos (PSDB) convidou o presidente da Unimed Cuiabá, médico Kamil Fares, para assumir o comando da Secretaria municipal de Saúde. Kamil, que confirmou o convite para participar do staff municipal, solicitou prazo de pelo menos uma semana para dar uma resposta. O nome do médico foi definido de imediato pelo gestor tucano, logo após receber pedido de exoneração, feito na manhã de ontem, do atual gestor do setor, Luiz Soares. Em tom crítico, o médico destacou que a crise na área da saúde da Capital não pesa como fator preponderante para sua decisão. Ao analisar a possibilidade de comandar o setor, Kamil disse que um dos maiores problemas no município é a falta de diálogo. A crise da saúde precisa ser resolvida. A solução para isso é o diálogo entre as partes tendo como entendimento que o interesse maior é o da população. A sociedade é o sentido de todo o trabalho, disse. Ele informou ainda que o prazo solicitado ao gestor tucano está relacionado a compromissos que possui com o setor em âmbito nacional. Entretanto, lembrou que seus trabalhos junto a Unimed não sofrerão alteração caso aceite a proposta. Na tarde de ontem o prefeito Wilson Santos fez questão de elogiar Luiz Soares. O Luiz fez um bom trabalho em Cuiabá e o próximo secretário deve ter o perfil de um gestor. Um gestor comprometido com as ações e programas destinados a população, mencionou. O chefe do Executivo municipal confirmou ainda a decisão por um nome para substituir Soares. Entretanto, manteve segredo sobre Kamil Fares com receio de que a divulgação do convite possa influenciar na decisão do médico. Segundo o tucano, o substituto de Luiz Soares deve assumir a pasta da saúde tendo como prioridade as ações que visem a ampliação dos recursos destinados ao setor. Ciente de que as consequencias desse cenário podem arranhar o projeto do PSDB de disputar o governo, o prefeito aposta na escolha de Kamil, que recentemente se desfiliou do ninho tucano. Case aceite a missão, caberá ao médico a tarefa de implementar ações inovadoras para a melhoria da imagem da prefeitura sobre a saúde. Dono de ampla experiência nessa área, o presidente da Unimed poderá ser o sétimo secretário a assumir o setor na Capital mato-grossense.