NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Sábado, 05 de Dezembro de 2009, 15h:54

PED

Vilson e Cido disputam hoje 2º turno

Grupos da senadora Serys Slhessarenko e do deputado federal Carlos Abicalil voltam a se enfrentam pelo comando do diretório do PT de Cuiabá

SONIA FIORI
Da Reportagem
Apoiados pelas duas maiores forças do PT de Mato Grosso, o presidente estadual do partido, deputado federal Carlos Abicalil e a senadora Serys Slhessarenko, o professor Vilson Aguiar e o líder comunitário Cido Mendonça disputam hoje a direção da sigla em Cuiabá. Além da Capital, o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) se estende aos municípios de Várzea Grande e Sinop. Dos 23 mil militantes da Capital, cerca de cinco mil estão aptos a votar. Com aval de Abicalil, Mendonça tenta controlar o diretório municipal em Cuiabá hoje sob a condução de Vilson, que tenta o segundo mandato, com o apoio da senadora. Vencer o pleito na Capital significa também a detenção de maior poder dentro do partido para a articulação das Eleições 2010. Serys e Abicalil, apontados como os melhores nomes da sigla para disputar o Senado, trabalham para assegurar força suficiente para vencer um possível embate interno. O deputado ressalta que os planos do partido não foram definidos, mas seu nome é posto no PT como eventual candidato ao Senado. Serys já deu a largada para a corrida a reeleição, chegando a anunciar que abrirá mão de disputar cargo eletivo caso não consiga apoio no partido para seu projeto em 2010. Dentro desse cenário os dois líderes acentuaram os trabalhos nos últimos dias para reforçar a campanha dos dois postulantes ao comando da legenda em Cuiabá. Segundo Cido Mendonça, sua campanha contou com total respaldo de Abicalil, do deputado Alexandre César e ainda do secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes. Do outro lado, Serys também se empenhou para colaborar com a campanha de Vilson. Segundo ele, a senadora trabalhou nos contatos via telefone pedindo votos para sua reeleição. Assim como em pleitos eleitorais, Vilson e Cido deram ênfase na semana passada e no sábado as ações do tradicional corpo-a-corpo. A concentração maior foi na região central, que reúne uma parcela considerável de filiados à legenda. “Estamos visitando os filiados de casa em casa para levar nossa proposta”, disse Cido na semana passada. No mesmo período, Vilson também se empenhou no corpo-a-corpo. O Programa de Eleições Diretas do PT (PED) foi realizado no dia 22 de novembro em todo o país para renovação das direções nacional, estaduais e municipais do partido. O segundo turno, válido somente para cargo de presidente da legenda, ocorre neste domingo. Seguindo o mesmo modelo de votação implementada durante o primeiro turno, as eleições para a presidência do PT serão realizadas hoje em 10 pólos de Cuiabá, incluindo a sede do PT, na Capital. Ao analisar a linha de discussão no PT para 2010, Cido destaca a importância de reunir forças políticas em Mato Grosso para dar sustentação ao projeto nacional do partido, de lançar a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, à presidência – mesmo que para isso o PT tenha de abrir mão de ser líder de chapa majoritária. Vilson Aguiar por sua vez ressalta a importância de iniciar os debates para garantir um projeto viável para o partido em 2010.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL