Primeira Página
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 21h:24
A
A
CAMPANHA
Vereadores são mais envolvidos em pleito
Até os parlamentares que recuaram da disputa de alguma forma estão envolvidos em projetos de aliados, amigos ou familiares
JOELMA PONTES
Especial para o Diário
Enquanto as eleições em Cuiabá não atraem os deputados estaduais, na Câmara Municipal da Capital 15 dos 19 vereadores participam ativamente do processo eleitoral. Até mesmo os quatros candidatos que desistiram de concorrer ao pleito estão envolvidos com projetos de correligionários. O empresário Mauro Mendes, candidato a prefeito do PR, tem o apoio do maior número de vereadores, sete no total, todos candidatos à reeleição, no seu palanque. A coligação do republicano, Compromisso com Cuiabá, conta com o respaldo de quatro siglas. O prefeito Wilson Santos (PSDB), candidato à reeleição, conta com o apoio de sete vereadores, sendo que cinco deles tentam um novo mandato. A coligação Dante Martins de Oliveira é integrada por 11 partidos. Apesar de não ter o respaldo da maioria dos parlamentares municipais na campanha, durante a gestão o chefe do Executivo municipal manteve amplo arco de sustentabilidade no Legislativo. Os vereadores tucanos Permínio Pinto e Éden Capistrano resolveram abrir mão da disputa. O candidato Walter Rabello (PP) conta com o apoio de cinco parlamentares municipais, só que três deles tentam um novo mandato. Os partidos dos candidatos Valtenir Pereira (PSB) e Mauro Cesar Lara, o Procurador Mauro (Psol) não têm representatividade na Câmara da Capital. Como disputam em chapa pura, conseqüentemente, não tem apoio de nenhum vereador. Desistiram de concorrer a um novo mandato, além de Permínio e Capistrano, os vereadores Luiz Marinho e Márcia Campos, ambos do DEM. Permínio, que abriu mão da disputa, alegou compromissos pessoais. No entanto, assumiu a coordenadoria financeira da campanha à reeleição do tucano. Embora não estejam diretamente na disputa, os demais vereadores estão engajados na eleição dos seus aliados. Luiz Marinho, que está no quarto mandato, argumentou problemas de saúde. Irmã do senador Jayme Campos, Márcia Campos, que assumiu recentemente a vaga com a cassação por infidelidade partidária de Deucimar Silva (PP), justificou o recuou por conta das candidaturas da família. Dois irmãos de Márcia, Júlio Campos e Benedito Paulo, todos do DEM, disputam as prefeituras de Várzea Grande e Jangada, respectivamente. Benedito tenta a reeleição. A disputa para a Câmara da Capital conta com cerca de 370 candidaturas, proporcionalmente a mais disputada no Estado.