NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007, 20h:00

VAGAS COBIÇADAS

Tom e Júlio vão sair do TCE no mesmo dia

Os pedidos de aposentadoria de dois conselheiros do Tribunal de Contas do Estado serão oficializados na sessão do próximo dia 12

NOELMA OLIVEIRA
Da Editoria
Foi acordado entre os conselheiros Júlio Campos e Ubiratan Spinelli que a saída do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será conjunta, no mesmo dia. Na sessão do dia 12 próximo, os dois entregarão os pedidos respectivos de aposentadoria da Corte de Contas do Estado. A formalidade será no dia 12 e o afastamento em definitivo no dia 18, quando serão encerradas as atividades do Pleno deste ano. Enquanto no TCE a dupla baixa é tratada com a maior cautela, na Assembléia Legislativa, a quem cabe a indicação das duas vagas, o assunto é discutido abertamente e com disputa acirrada para os cargos. Por fora, corre o governo do Estado, que tenta junto à Assembléia Legislativa antecipar a indicação para a composição do Pleno, que em tese tem direito à terceira vaga, após abertura das duas primeiras, que são do Poder Legislativo. Há contestação sobre a composição do Pleno do Tribunal de Contas por parte dos auditores, por meio do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (SittContas). A entidade ingressou com uma ação na Justiça, mas não obteve sucesso na primeira instância judicial, neste caso, para a vaga de Tom Spinelli, que foi o primeiro a oficializar a aposentadoria compulsória, quer dizer, por idade. Ele completa 70 anos em maio próximo. Júlio deixa o TCE praticamente uma década antes de completar a idade para a compulsória motivada pelo retorno à vida política. Inicialmente, o conselheiro, que é ex-governador, ex-deputado federal, ex-estadual e ex-prefeito de Várzea Grande, quer retomar o cargo de gestor público municipal. Tom Spinelli, como é conhecido o conselheiro, anunciou há cerca de um mês a aposentadoria, porém não quis revelar publicamente a data. Ele chegou ao Tribunal, por indicação do ex-governador Jayme Campos, hoje senador, e irmão de Júlio Campos. Ambos militaram no mesmo grupo político. A vaga de Tom, que promete retornar à vida empresarial, é consenso na Assembléia Legislativa para ser do deputado estadual Humberto Bosaipo (DEM). Já a segunda, se for consenso, passa a indicação para o governo do Estado. O governador Blairo Maggi (PR) já reiterou que a sua opção é pelo nome do secretário de Fazenda Waldir Teis. Júlio e Tom só deixarão o Tribunal após concluir todas as relatorias das prestações de contas relacionadas ao ano de 2006. O retorno de Júlio à política é estimulado por correligionários, mas enfrenta resistências na família. A maioria dos familiares aprova a retomada da vida partidária. No entanto, o irmão Jayme resiste à idéia, até porque também enfrentará problemas internos no DEM, que já tem outros nome para disputar a Prefeitura de Várzea Grande.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL