Primeira Página
Segunda-feira, 16 de Maio de 2011, 22h:13
A
A
DISPUTA INTERNA
Suspeita de fraude acirra disputa no PDT
O presidente da Comissão Provisória do PDT pediu uma série de documentos para a direção municipal do partido na Capital
HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
O presidente da Comissão Provisória Estadual do PDT, senador Pedro Taques, se pronunciou pela primeira vez sobre a intimação enviada pela Comissão aos diretórios municipais de Mato Grosso, pedindo a dissolução e reestruturação de todos eles. Em entrevista ao Diário, Taques garantiu que todas as ações praticadas em Mato Grosso têm sido com consentimento da Executiva nacional. A Executiva nacional entendeu que precisamos fazer uma campanha de filiação para a sigla e reorganizá-lo, para voltar a crescer. Por isso, depois de nomeado, fiz uma reunião com os 11 membros da Comissão e intimamos todos os diretórios municipais do PDT para que em 72 horas eles indicassem pessoas para as secretarias do partido e dissolvessem os mesmos, afirmou o senador, lembrando que ele foi nomeado pela Direção Nacional para presidir a sigla em Mato Grosso. Na semana passada, Taques pediu aos integrantes do diretório municipal de Cuiabá que enviassem à Comissão Provisória a prestação de contas do ano de 2009, 2010 e 2011, o endereço da sede do partido e a ata da convocação da eleição do diretório municipal, do ano passado, quando Tom Ubirajara foi eleito. O senador diz que há indícios de fraude no pleito e, que, se comprovado, pedirá a destituição do diretório. Só podemos dissolver o diretório se tivermos elementos que comprovem alguma ilegalidade nele. Eu tenho convicção de que a eleição para o diretório municipal de Cuiabá ofende a legalidade e nosso estatuto e vou discutir isso pelos meios políticos e judiciários. Apesar de a atual diretoria dizer que houve eleição, muitas pessoas me disseram que não sabiam do pleito, nem os próprios vereadores, declarou o senador. Apesar de se mostrar confiante quanto à possibilidade de fraudes, Taques admite que caso não consiga comprová-las, há hipótese de o atual diretório ser mantido. Ele acusa o grupo liderado por Rodrigo Lima de fazer guerrilha verbal através da imprensa, como uma forma de desviar o foco da disputa política. Como eles sabem que estamos chegando ao erro deles, na fraude, eles começam a fazer guerrilha de imprensa, e eu tenho mais o que fazer do que ficar discutindo. Não estou dizendo que vou dissolver o diretório, eu preciso dos documentos para analisar e depois agir. Se não for verificada a fraude, parabéns para eles, faz parte da disputa política, concluiu. O vice-presidente do PDT em Cuiabá, Rodrigo Lima, disse que na tarde de hoje vai entregar todos os documentos solicitados pela Comissão Provisória Estadual. Lima ressaltou que não tem nada a temer e que todo o processo eleitoral para a formação do novo diretório, no ano passado, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No início do mês de maio, a Comissão Provisória do PDT em Mato Grosso enviou um ofício para o diretório municipal de Cuiabá comunicando sua dissolução. O episódio irritou os dirigentes partidários, que classificaram a atitude como arbitrária e inconstitucional.