Primeira Página
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007, 21h:03
A
A
DIVERGÊNCIAS
Situação de Jacy no Executivo racha PMDB
De um lado, o vereador Domingos Sávio não vê problemas em a vice permanecer na gestão; já Rabello defende que ela se afaste da gestão
MARCIA RAQUEL
Da Reportagem
Embora não tenha aceitado ocupar secretarias na administração do prefeito Wilson Santos (PSDB), o PMDB de Cuiabá, mesmo com projeto próprio para as eleições 2008, participa da gestão tucana. A vice-prefeita Jacy Proença (PMDB) comanda a coordenadoria responsável pelas questões da minoria e raramente se posiciona contrária às ações do prefeito. Para os dirigentes das executivas estadual e municipal, o posicionamento do partido não é incoerente, uma vez que Jacy, quando foi eleita, pertencia ao PSB, partido que compôs com o PSDB nas eleições de 2004. A Jacy é um caso anterior, ela foi eleita para o cargo, não há incoerência em exercê-lo, disse o presidente do PMDB estadual, deputado federal Carlos Bezerra. Da mesma forma, o presidente do Diretório Municipal, vereador Domingos Sávio, acha natural a permanência de Jacy na gestão de Wilson. Não fica incoerente porque a Jacy, assim como eu, veio de outro partido. Mas ela é extremamente partidária e já falou que apóia o projeto do partido de candidatura própria, argumentou Sávio. Para o dirigente municipal, a função de Jacy enquanto vice deve ser exercida completamente. Apesar disso (de ser vice) ela nunca deixou de ser parceira e se posicionar contrária a questões como o aumento do IPTU e o aumento da tarifa, acrescentou, ao avaliar que o PMDB foi coerente ao não aceitar compor com o prefeito Wilson agora, já que tem um projeto próprio para a Prefeitura de Cuiabá. Já o pré-candidato do PMDB à prefeitura, deputado estadual Walter Rabello, ressalta a necessidade de um rompimento da vice-prefeita Jacy com o prefeito Wilson Santos, mas sem deixar o cargo. O máximo que vai acontecer é ela ter um rompimento com o Wilson. O partido tem essa consciência de que a Jacy deve acompanhar esse posicionamento. Já houve uma pré-avaliação e foi pelo rompimento, disse Rabello. Segundo o parlamentar, a vice-prefeita já se manifestou sobre o assunto. Ela se colocou à disposição, se for necessário está disposta a romper com o Wilson, frisou Rabello. Segundo o pré-candidato, o partido deverá conversar com Jacy sobre o assunto em breve. A vice-prefeita Jacy Proença, por sua vez, afirmou que hoje tem uma reunião com a Executiva do partido para discutir o assunto. Segundo ela, em um encontro casual com o deputado Walter Rabello ela assegurou que estava disposta a conversar. Eles falam isso porque sabem que sou partidária, disse, ao ponderar as declarações de Rabello a respeito de que ela estaria disposta a romper com o prefeito Wilson Santos. Mas eu só vou me posicionar a partir de amanhã (hoje), porque até então o posicionamento que eu tinha era de que tínhamos que dialogar com o prefeito. Se decidiram alguma coisa depois disso eu não estou sabendo, até porque eu tive problemas de saúde nesses dias a não participei das discussões, observou.