Primeira Página
Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 22h:06
A
A
SUCESSÃO
Silval inicia articulações para disputar governo
ALEXANDRE APRÁ
Especial para o Diário
O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) se reuniu, na manhã de ontem, com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP). Entre outros assuntos, estava em pauta as articulações partidárias para as eleições de 2010. Na avaliação de Silval, é preciso que todos os partidos que compuseram o arco de alianças que reelegeu o governador Blairo Maggi (PR), em 2006, estejam juntos também no próximo pleito. O peemedebista também não descarta a participação do DEM e do PT, que se juntou ao governo, depois que Maggi resolveu apoiar o presidente Lula. Em um discurso conciliador, dando importância ao entendimento entre as siglas, o vice-governador também garantiu que seu nome também está na lista de possíveis candidatos, mas, que seu nome deve ser posto de forma partidária e sempre depois de entendimento entre os partidos. Estou disposto, sim, a ser candidato. Mas isso não é um ideal pessoal. Estou na política de 2002 e só vou ser candidato e se for um consenso entre os partidos aliados, explicou Barbosa. Sobre as barreiras que enfrenta em seu próprio partido, Silval classifica o fato como normal. Ele não vê impedimento de sua candidatura mesmo com a reprovação de alguns dirigentes e caciques da agremiação. O PMDB sempre teve como sua característica a divergência. Seja aqui no Estado ou no Brasil, argumentou. Na realidade, alguns correligionários de Silval querem o distanciamento do partido da base de sustentação do governo Blairo Maggi. Ente eles, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e o deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho. O deputado federal Carlos Bezerra, um dos líderes do partido, também é distante do governo estadual, embora prefira adotar discurso neutro. Muitos peemedebistas reclamam que são pouco prestigiados pelo chefe do Executivo estadual.