Governador evita citar nomes dos que vão ocupar a nova Secretaria e diz que terá mais autonomia para cobrar de gestores
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
O governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que se a Agência de Execução das Obras da Copa do Mundo Pantanal (Agecopa) fosse desde o começo uma secretaria de Estado - e não uma autarquia independente - teria mais controle da pasta. Criada em 2009 no governo do hoje senador Blairo Maggi (PR), a autarquia será transformada numa secretaria ligada ao gabinete do governador. O projeto já na Assembleia Legislativa e deve passar pela primeira votação ainda esta semana. Silval explicou ontem que em pelo formato de secretaria, terá mais acesso para cobrar mais diretamente do secretário caso alguma coisa esteja com problema. Além disso, pelo modelo de autarquia da Agecopa, o governador não pode demitir nenhum diretor sem a aprovação de pelo menos 1/3 da Assembleia Legislativa. Se uma secretaria não está funcionando eu chamo o secretário e perguntou qual é o problema. Com a Secopa não haverá a preocupação de um secretario não dar certo e eu ter que mandar projeto para a Assembleia para aprovar a mudança. Isso leva tempo e nós não temos mais tempo para perder, disse Silval. O governador evita falar sobre nomes que irão compor a nova pasta. Além do secretário, a Secopa terá quatro secretarias-adjuntas. O único nome confirmado até o momento é do defensor público Djalma Sabo Mendes, titular da secretaria extraordinária de apoio as ações do Pac e da Agecopa. Não tem ninguém definido, vou definir após a aprovação do projeto na Assembleia. O Djalma será um adjunto, fiz o compromisso com ele como secretário e vou manter. Todos os outros vou discutir depois que aprovar o projeto, disse Silval. No entanto, o presidente da Agecopa Eder Moraes deve ser o titular da nova pasta. O problema é com os outros seis diretores da Agência. Eles não ficaram contentes com a extinção. O diretor de comunicação da Agência, Roberto França é que tem demonstrado mais insatisfação publicamente. Para ele não haverá espaço na nova secretaria porque toda a parte de comunicação passa ser gerida pela Secretaria de Comunicação do Estado. Em tom pacificador, Silval disse ontem que todos os diretores terão espaço no governo e que gostaria de ter Roberto França ainda no staff. Eu falei que quero conversar individualmente com cada um, acredito que todos têm espaço, não tenho a intenção de retaliar ninguém porque todos foram importante nesse período de consolidação de projetos e elaboração. Acho que Roberto está chateado, mas nós vamos conversas com todos, ressaltou o governador. Silval fez questão de ressaltar que enquanto a Agecopa não for extinta a Agência continua funcionando. Até que não se crie a secretaria, a Agecopa está em pleno trabalho, teve a confusão entre os diretores, mas está em ritmo acelerado porque eu estou acompanhando de perto., fez questão de frisar o governador diante da crise institucional. Esta semana o governador pretende fazer esta semana a alteração da matriz de responsabilidade alterando o sistema de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea de BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).