Em discurso feito em plenário, a senadora Serys Slhessarenko (PT) demonstrou contentamento com a edição e publicação de súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo nos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. A Súmula 13 já foi publicada e vai colocar fim em uma prática que sempre foi considerada imoral, mas cometida impunemente por governantes e autoridades no país, destacou. Serys foi mais além no discurso, ao acrescentar que, nesse momento, cabe à sociedade fiscalizar o cumprimento da norma. A senadora lembrou ainda que as infrações podem ser denunciadas ao próprio Supremo Tribunal Federal e ainda ao Ministério Público. Ao analisar o novo cenário, a senadora lembrou que sempre lutou pelo fim do nepotismo ressaltando que em seus mandatos como deputada apresentou proposição nesse sentido, tendo sido à época derrotada em sua batalha. Serys disse também que a decisão é de cumprimento imediato, obrigando dessa forma que todos os governadores, prefeitos, ministros e secretários de Estado, entre outros ocupantes de cargos públicos, a determinar a exoneração de todos os parentes contratados. Slhessarenko foi enfática ao classificar a Súmula de grande faxina moralizadora em todas as esferas de poder do país. A Súmula também proíbe o nepotismo cruzado, utilizado por muitos representantes ou gestores para maquiar a prática considerada imoral. Nesse quadro, é comum os políticos empregarem familiares de outros representantes em seus respectivos gabinetes com o intuito de descaracterizar o nepotismo. Serys defendeu também a união dos três Poderes para a realização de um esforço comum para construir um Brasil de dignidade, capaz de honrar e defender os interesses do povo brasileiro.