Secretarias e autarquias retornam ao horário antigo
Secretarias e órgãos públicos vinculados ao governo do Estado retornam ao antigo horário de funcionamento a partir do dia 1º de março. Na data, pastas e autarquias deverão executar suas devidas funções nos horários normais de funcionamento, das 8h às 12h e das 14h às 18 h. O decreto governamental que autoriza a mudança deverá ser publicado na próxima semana. A decisão foi tomada ontem após reunião convocada pelo governador Blairo Maggi com a presença da maioria dos secretários de Estado. O encontro, que estava previsto desde o início desta semana, ocorreu rapidamente. Maggi e os coordenadores das áreas administrativas tinham compromisso de viagem ao interior do Estado, onde participam hoje de seminário no município de Sinop. Apesar de estar confirmado o retorno do horário normal de funcionamento nas secretarias da administração estadual, o horário de atendimento ao público ainda pode sofrer alterações. Durante a reunião, o chefe do Executivo estadual informou que caberá aos secretários e gestores dos órgãos ligados à administração a decisão sobre o período de atendimento à sociedade. A idéia é deixar a cargo dos gestores a escolha para dar dinamismo às ações nas pastas, de acordo com as necessidades de cada setor. No encontro também ficou visível o contentamento do governador Blairo Maggi com as margens de economia apresentadas pelos secretários referentes ao período de mudança de horário de expediente na administração estadual. Algumas secretarias chegaram à casa de 40% de redução das despesas. No caso da Secretaria Estadual de Administração a economia, segundo o secretário Estadual Geraldo de Vitto, foi de aproximadamente 30%. Assim como Maggi, De Vitto também viu com bons olhos o resultado. Entretanto, a mudança no horário de atendimento ao público provocou vários transtornos em setores considerados fundamentais para o Estado. Com horário de expediente apenas no período da tarde, o Detran contabilizou inúmeras reclamações de usuários dos serviços do órgão. A procura pela confecção de documentos no local é intensa, o que provocou o acúmulo dos processos, explicou De Vitto em entrevista recente. Mesmo com a certeza da redução dos custos proporcionada com o novo horário de funcionamento, pesou mais na reunião de ontem a preocupação com o bom desempenho dos serviços prestados à sociedade. Segundo a assessoria, o governador Blairo Maggi preferiu assegurar o retorno dos serviços como ocorria antes, devido à necessidade de priorizar o atendimento ao público. A mudança de horário de expediente na administração estadual foi iniciada no dia 6 de novembro. Já o decreto número 8269, autorizando a alteração do horário de funcionamento nos órgãos públicos, foi publicado no Diário Oficial do dia 31 de outubro de 2006.