Primeira Página
Quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, 21h:19
A
A
PRIMEIRO ESCALADOS
Roseli e Osmar reassumem secretarias
O governador Silval Barbosa não precisou a data de retorno dos dois ex-secretários, que deixaram as funções para atuar na campanha à reeleição
SONIA FIORI
Da Reportagem
O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem o retorno dos ex-secretários de Comunicação, Osmar Carvalho, e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, ao comando das respectivas pastas. Como ambos deixaram a estrutura governamental para se dedicar à campanha de reeleição do chefe do Executivo estadual, existe entendimento no Palácio Paiaguás de que eles reassumem os antigos postos nos próximos dias. O atual secretário de Comunicação, Onofre Ribeiro, também foi citado por Silval como integrante da gestão que irá permanecer na nova composição do staff para o próximo mandato. Mesmo destacando que só discute a formação do secretariado após as eleições de segundo turno, o governador ter avaliado internamente diagnóstico preliminar da gestão do Estado. Para colocar o projeto em prática, o chefe do Executivo estadual solicitou ao núcleo sistêmico a elaboração do mapa do governo, contento informações como o desempenho do caixa da administração e ainda do quadro de servidores. O objetivo é assegurar um modelo administrativo eficaz, com aplicação de moldes modernos pautados na otimização dos trabalhos. Por enquanto, ele descarta falar sobre demissões na gestão estadual. Segundo o secretário chefe da Casa, Éder Moraes, no próximo ano será dada sequência a convocação dos aprovados no concurso público do Estado. Dessa forma, irão ocorrer gradativamente substituições. No entanto, ele lembrou que a revisão do lotacionograma não prevê, nesse momento, cortes do número de servidores. Éder destacou que o governador determinou ainda total atenção em relação ao quadro de servidores que não sofrerá inchaço em hipótese alguma. Informações do Palácio apontam que outros secretários de primeiro escalão poderão permanecer. Éder evitou comentar a sua continuidade no governo. A decisão que o governador tomar eu acato. Se for para continuar estarei aqui para continuar colaborando. Se a decisão for contrária, também atenderei porque acredito que os encaminhamentos são para dar ainda mais segurança para a implementação de ações ainda melhores para o Estado, disse. A Casa Civil mantém posição de destaque no governo, porque se firma como principal elo entre a administração de Mato Grosso e os Poderes Constituídos. A pasta também funciona como escudo do Executivo estadual, tendo a missão de aparar arestas geradas muitas vezes por Conflitos políticos. De acordo com o governador, a nova estrutura do governo atenderá a meta de assegurar trabalhos inovadores que possam assegurar a concretização dos projetos e programas delineados para a próxima gestão de Mato Grosso. Na próxima semana, Silval dará os primeiros contornos ao novo staff, como possível escolha de nomes que farão parte da linha de frente do Palácio Paiaguás. Em entrevista anterior ao Diário, Silval havia confirmado que Roseli estava confirmada no secretariado.