Primeira Página
Sexta-feira, 26 de Junho de 2015, 20h:40
A
A
CUIABÁ
PSDB passa a compor base de Mauro
Secretário de Governo avalia que a chegada do partido vai favorecer os projetos do município, especialmente no que diz respeito à Saúde
RAFAEL COSTA
Da Reportagem
A direção municipal do PSDB oficializou na tarde de sexta-feira (26) apoio à gestão do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). O acordo foi selado em uma reunião no 7º andar do Palácio Alencastro, no gabinete do Executivo municipal, e contou com a participação do presidente do PSDB, suplente de deputado estadual Carlos Avalone, e os vereadores Maurélio Ribeiro e Lueci Ramos. Ricardo Saad foi o único ausente por conta de uma viagem por motivo particular. Na noite de quinta-feira (25), o diretório municipal do PSDB colocou em votação a proposta de aderir à base do Executivo. Dos 45 representantes, 41 compareceram e houve apenas três votos contrários. O discurso oficial é de que o partido e a bancada do PSDB na Câmara Municipal apoiarão a gestão sem a cobrança de cargos. No entanto, o prefeito Mauro Mendes não descartou contemplar o PSDB com alguma secretaria municipal. Isso não foi discutido neste primeiro momento. Mas, é uma possibilidade, disse. Conforme Mendes, há seis meses foi adotada uma reforma administrativa que reduziu o número de secretarias e cargos comissionados e está em fase de adaptação. É uma discussão que naturalmente deve acontecer e será feita com total transparência. O PSDB tem bons nomes que são qualificados e podem ser aproveitados. O secretário de governo da prefeitura de Cuiabá, Kleber Lima, avaliou que a chegada do PSDB é favorável aos projetos do município, em especial na saúde pública, uma das bandeiras defendidas pelo partido na Câmara Municipal por conta de dois vereadores que são médicos: Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad. Uma revolução na saúde pública está prestes a acontecer com a construção do novo pronto-socorro e de outras unidades de saúde como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Pascoal Ramos. Quanto mais somarmos apoio, melhor ao município. Nos bastidores, é dada como certa a participação do governador Pedro Taques (PDT) na união política do PSDB com o PSB em Cuiabá. O projeto é emplacar o empresário Marcelo Maluf como candidato a vice-prefeito em 2016 na chapa encabeçada por Mauro Mendes. Como em 2018 estarão abertas duas vagas ao Senado, existe a possibilidade de Mendes renunciar para ser candidato, o que abriria espaço para os tucanos assumirem em definitivo o Alencastro. A intervenção de Taques se daria com o propósito de unir seu grupo político para eleições futuras, o que levou a manter diálogos nesta semana com o presidente do diretório estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Em 2014, Marcelo Maluf foi indicado para ser o segundo suplente na chapa ao Senado encabeçada por Jayme Campos (DEM). Porém, o democrata desistiu da reeleição com o ex-governador Rogério Salles (PSDB) assumindo de uma última hora a candidatura ao Senado. Marcelo Maluf é tio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e foi um dos maiores doadores financeiros da campanha de Taques tanto ao Senado em 2010 quanto ao governo do Estado em 2014. Ambos mantêm amizade de longa data.