NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 26 de Junho de 2015, 20h:40

CUIABÁ

PSDB passa a compor base de Mauro

Secretário de Governo avalia que a chegada do partido vai favorecer os projetos do município, especialmente no que diz respeito à Saúde

RAFAEL COSTA
Da Reportagem
A direção municipal do PSDB oficializou na tarde de sexta-feira (26) apoio à gestão do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). O acordo foi selado em uma reunião no 7º andar do Palácio Alencastro, no gabinete do Executivo municipal, e contou com a participação do presidente do PSDB, suplente de deputado estadual Carlos Avalone, e os vereadores Maurélio Ribeiro e Lueci Ramos. Ricardo Saad foi o único ausente por conta de uma viagem por motivo particular. Na noite de quinta-feira (25), o diretório municipal do PSDB colocou em votação a proposta de aderir à base do Executivo. Dos 45 representantes, 41 compareceram e houve apenas três votos contrários. O discurso oficial é de que o partido e a bancada do PSDB na Câmara Municipal apoiarão a gestão sem a cobrança de cargos. No entanto, o prefeito Mauro Mendes não descartou contemplar o PSDB com alguma secretaria municipal. “Isso não foi discutido neste primeiro momento. Mas, é uma possibilidade”, disse. Conforme Mendes, há seis meses foi adotada uma reforma administrativa que reduziu o número de secretarias e cargos comissionados e está em fase de adaptação. “É uma discussão que naturalmente deve acontecer e será feita com total transparência. O PSDB tem bons nomes que são qualificados e podem ser aproveitados”. O secretário de governo da prefeitura de Cuiabá, Kleber Lima, avaliou que a chegada do PSDB é favorável aos projetos do município, em especial na saúde pública, uma das bandeiras defendidas pelo partido na Câmara Municipal por conta de dois vereadores que são médicos: Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad. “Uma revolução na saúde pública está prestes a acontecer com a construção do novo pronto-socorro e de outras unidades de saúde como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Pascoal Ramos. Quanto mais somarmos apoio, melhor ao município”. Nos bastidores, é dada como certa a participação do governador Pedro Taques (PDT) na união política do PSDB com o PSB em Cuiabá. O projeto é emplacar o empresário Marcelo Maluf como candidato a vice-prefeito em 2016 na chapa encabeçada por Mauro Mendes. Como em 2018 estarão abertas duas vagas ao Senado, existe a possibilidade de Mendes renunciar para ser candidato, o que abriria espaço para os tucanos assumirem em definitivo o Alencastro. A intervenção de Taques se daria com o propósito de unir seu grupo político para eleições futuras, o que levou a manter diálogos nesta semana com o presidente do diretório estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Em 2014, Marcelo Maluf foi indicado para ser o segundo suplente na chapa ao Senado encabeçada por Jayme Campos (DEM). Porém, o democrata desistiu da reeleição com o ex-governador Rogério Salles (PSDB) assumindo de uma última hora a candidatura ao Senado. Marcelo Maluf é tio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e foi um dos maiores doadores financeiros da campanha de Taques tanto ao Senado em 2010 quanto ao governo do Estado em 2014. Ambos mantêm amizade de longa data.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL