NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Segunda-feira, 19 de Abril de 2010, 21h:18

Petista acusa Abicalil de usar cargos públicos

No conjunto de críticas que dirigiu ao deputado federal Carlos Abicalil (PT), a senadora Serys Slhessarenko (PT) afirmou ontem que o parlamentar teria se aproveitado de indicações em cargos públicos para aumentar o número de adeptos à sua candidatura ao Senado. “Nunca busquei poder por poder. Não busco cargos no Incra, na Funasa, na Seduc”, disparou contra Abicalil. Embora não tenha citado nomes, a senadora evidenciou que estava se referindo à suposta ligação do empresário Valdebran Padilha – indiciado pela Polícia Federal em decorrência da Operação Hygeia – com Abicalil e ao ex-secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT), outro petista diretamente ligado ao deputado federal. “O adversário acabou beneficiado. A Seduc, por exemplo, foi usada para dar capilaridade à candidatura de Abicalil. Quando você coloca seu pessoal na Secretaria e recruta novos apoiadores, sai na vantagem”, criticou. Questionada se possui indicações, a senadora explicou que apoiou a candidatura do ex-governador Blairo Maggi (PR) à reeleição, contudo não entrou na administração. “Com exceção da professora Verinha, ninguém do meu grupo atuou no governo”, explicou. Em defesa do resultado das prévias, ela avaliou que o resultado mostra que foi mais bem votada em regiões com maior quociente eleitoral. De acordo com a senadora, o resultado aponta que ela teria vencido em 70 das 131 cidades consultadas – o que representa 1,3 milhões de eleitores na região. “Se as prévias fossem pela proporcionalidade, teria dois terços dos votos”, analisou. Apesar de criticar a forma de escolha do representante do partido no Senado, ela ponderou que, agora, a decisão ficará para os eleitores. “No mês de outubro vamos saber se fizemos a escolha certa”, finalizou Serys. (JC)

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL