Primeira Página
Terça-feira, 29 de Março de 2011, 21h:27
A
A
NOVA GESTÃO
Pedro Henry dá explicações na Câmara
HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
O secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, deputado federal licenciado Pedro Henry (PP), esteve ontem na Câmara Municipal de Cuiabá explicando aos vereadores o projeto que transfere os hospitais regionais para as Organizações Sociais (OSs). As opiniões dos parlamentares se dividiram. A bancada do PSDB, por exemplo, tem posições diferentes. O vereador Roosivelt Coelho, que é o líder da sigla, é contra a contratação de OSs. Se o Estado quer repassar o controle da Saúde, é a maior demonstração de incompetência técnica. O outro parlamentar do partido, Antonio Fernandes, revelou que gostou das explicações do secretário. As declarações dele em Plenário foram bastante convincentes e acredito que a minha opinião é partilhada com os demais colegas. Quero que se resolva esta questão da saúde, não interessa o modelo. O petista Lúdio Cabral já tinha dito que era contra o novo modelo, e inclusive entrou com uma representação junto ao seu partido para que o PT tome uma posição contrária ao pensamento do progressista. Ele voltou a afirmar que o Estado é incompetente no que diz respeito à saúde. Falta uma administração séria, que valorize os técnicos que trabalham nos hospitais regionais. A administração pública pode, sim, dar conta do setor, são falta ter competência, disse. Henry revelou que na próxima segunda-feira (4) poderá saber qual OS vai administrar o Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Durante o edital de chamamento realizado na segunda-feira, apenas o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas) teve a documentação aprovada. A insatisfação com a saúde é muito grande, poucos têm acesso, e quando tem o atendimento deixa a desejar. O governador Silval Barbosa (PMDB) quer colocar em prática um novo modelo, mais eficiente e econômico, que vai render quantidade e qualidade no atendimento, concluiu o secretário.