Com o domicílio eleitoral em Cuiabá, o ex-secretário Luiz Antonio Pagot não descarta entra na disputa em Cuiabá
JULIANA SCARDUA
Da Reportagem
O Partido da República (PR) já trabalha com o lançamento de candidatura do ex-secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot, à prefeitura de Cuiabá. O Plano B foi confirmado ontem pelo homem forte do governo Blairo Maggi caso a candidatura do deputado Sérgio Ricardo não se viabilize rumo às urnas. A organização prévia para uma eventual candidatura foi deflagrada na tarde de ontem, com a transferência do título eleitoral de Pagot, originalmente de Sapezal, para a Capital. O frisson nos bastidores da política regional já antecipavam nos últimos anos a possibilidade de Pagot faça as vezes de coringa no próximo pleito municipal. Outra possibilidade aventada pelo ex-secretário de Estado de Educação recai sobre uma eventual dobradinha com o Partido dos Trabalhadores (PT) nas urnas. Neste caso, Pagot despontaria como vice ou mesmo candidato a prefeito em chapa composta com o deputado federal Carlos Abicalil. A virtual aliança com o PR enfrenta resistência de alas do PT, que defendem a candidatura própria da legenda e o desatrelamento do quadro sucessório ao apoio prestado hoje pelo partido ao governo estadual. Pagot destaca que qualquer um dos cenários ainda é condicionado às discussões internas no partido e a desistência de candidatura por Sérgio Ricardo, que ocupa hoje o posto de presidente da Assembléia Legislativa. Digamos que lá na frente o Sérgio Ricardo decida por permanecer na Assembléia. Neste caso, se não evoluir, estarei à disposição do Partido da República, atesta. Pagot destaca que o ingresso nos quadros do PR em Cuiabá foi alinhavado em reuniões internas da sigla na semana passada. Estou fazendo a transferência para ficar com o nome disponível. O restante passará por novas discussões partidárias no futuro. O Plano B ao PR também pode ser encarado sob o mesmo rótulo nos planos pessoais de Pagot. A candidatura à prefeitura de Cuiabá se tornaria rota política alternativa ante um eventual projeto frustrado à presidência do Dnit. O ex-secretário de Estado enfrenta um verdadeiro calvário no Congresso Nacional para efetivar a nomeação, marcado por manobras políticas articuladas por alas do PSDB e sucessivos adiamentos da sabatina necessária perante a Comissão de Infra-estrutura do Senado. A mudança do colégio eleitoral foi efetivada ontem, na Central de Atendimento ao Eleitor de Cuiabá. O procedimento, restrito à apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência, durou cerca de cinco minutos com a emissão do novo título de eleitor. O aspirante à presidência do Dnit chegou ao escritório da Justiça Eleitoral acompanhado de vereadores da bancada do partido na Capital. Para o vereador e membro da comissão provisória do PR na Capital Francisco Vuolo, a oficialização no colégio eleitoral de Cuiabá fortalece a legenda em meio às discussões do programa do partido à cidade. Isso aumenta o compromisso do partido com a Capital e fortalece o quadro de filiados, afirma Vuolo.