Candidato à prefeitura de Várzea Grande, Nico Baracat (PMDB) defende, entre outras propostas, a melhoria do setor da segurança pública do município. O postulante se reuniu ontem com representantes do Sindicato dos Guardas Municipais. Na ocasião, o candidato recebeu da categoria uma carta com reivindicações da classe. No documento, o Sindicato expôs um cenário crítico, como situações de degradação e defasagem da sede e radiografia sobre os equipamentos da Guarda Municipal. Nico também recebeu informações sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria no município. A Guarda Municipal foi implementada durante a gestão do ex-prefeito e hoje senador Jayme Campos (DEM). Durante a administração de Jayme, a Guarda chegou a servir de modelo para outras gestões públicas. Em Cuiabá, o prefeito Wilson Santos se prepara para implantar a Guarda, após aprovação da mensagem do Executivo pela Câmara Municipal, por unanimidade. Diferente da atuação da Polícia Militar, os agentes de segurança lotados na Guarda Municipal realizam ações preventivas, colaboram no setor da saúde com suporte às questões relacionadas à segurança pública, como respaldo por meio de policiamento pontuado por patrulhas. A criação da Guarda Municipal de Várzea Grande contou com respaldo do então deputado estadual Nico Baracat. Ao participar da reunião, o candidato do PMDB destacou que as ações da equipe, durante o período de pleno funcionamento, também visavam atendimento a pacientes que necessitavam de transporte. Também era tarefa dos agentes trabalhos de resgate a acidentados. Durante o encontro, membros da Guarda apresentaram um cenário desolador, ao analisar os resultados da falta de investimentos. Nico assegurou para a categoria que vai reestruturar a Guarda, fazer concursos para o ingresso de novos profissionais e discutir a carreira progressiva da classe.