NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sábado, 22 de Novembro de 2014, 13h:13

DÍVIDA

Mendes já pagou R$ 120 milhões

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), garante já ter pago aproximadamente R$ 120 milhões de dívidas oriundas de gestões anteriores no decorrer dos dois anos de seu mandato. O montante representa apenas 13,3% do total do débito do Palácio Alencastro, que era de R$ 900 milhões em 2012. Conforme o socialista, a expectativa é efetuar o pagamento de mais cerca de R$ 200 milhões até o final de sua gestão, em 2016. “Existem algumas destas dívidas que são dívidas consolidadas com o Governo Federal, que já são descontadas automaticamente da conta da prefeitura. Nós pagamos, por exemplo, só de uma destas dívidas R$ 2,8 milhões por mês. E uma dívida feita em 2001, que eram 104 milhões”, explica o chefe do Executivo Municipal. Além disso, Mendes ainda cita débitos renegociados com o INSS e alguns fornecedores da prefeitura. “Pagamos R$ 1,5 milhão com precatórios por meio de um acordo com o Tribunal de Justiça para evitar bloqueio, que são dívidas feitas há 30 anos”, acrescenta o prefeito. COMBUSTIVEÍS – Ao analisar as contas da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluiu que o processo licitatório realizado pela Secretaria para a aquisição de combustível visando ao abastecimento da frota de veículos, cuja empresa vencedora foi a Amazônia Petróleo, transcorreu dentro da legalidade e normalidade. Segundo o conselheiro-relator Valter Albano, o preço pago pelo combustível correspondeu à média de mercado e o produto foi devidamente fornecido pela empresa. “Não houve desvio de valores ou de finalidade, por isso votei no sentido de julgar as contas regulares”, ressaltou. A auditoria em relação esta licitação foi realizada a pedido do prefeito Mauro Mendes, com o objetivo de eximir qualquer dúvida em relação à sua legalidade. A iniciativa foi destacada pelo conselheiro durante o julgamento. “O prefeito Mauro Mendes protocolou junto ao TCE um memorial sobre a referida licitação, onde constavam detalhes de todas as etapas do procedimento, bem como cópia integral dos processos de licitação”, disse.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL