Mato-grossense Gilmar Mendes deve ficar à frente do TSE
O mato-grossense Gilmar Ferreira Mendes pode ser o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. A possibilidade se abre com a cogitação do ministro Nelson Jobim se afastar do Supremo Tribunal Federal para disputar as eleições à presidente da República em outubro próximo. Mendes, que é natural de Diamantino, hoje com 55 anos, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em junho de 2002 e tomou posse como ministro efetivo do TSE em junho de 2004. Já atuou como procurador da República, foi consultor-jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República (1991/1992), participou como assessor técnico na Relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados (1993/1994). Em 1996, tornou-se subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e atuou como advogado-geral da União no período 2000/2002. Graduado em Direito na Universidade de Brasília, tornou-se mestre com a dissertação Controle de constitucionalidade: aspectos jurídicos e políticos, sob a orientação do ministro José Moreira Alves. Em 1990 foi aprovado com o predicado magna cum laudae, no curso de doutorado na Westfälische Wilhelms - Universität Münster, na República Federal da Alemanha. Gilmar Mendes é autor de diversos livros e inúmeros artigos na área do Direito Constitucional. (AF)