Primeira Página
Segunda-feira, 05 de Março de 2007, 22h:46
A
A
FILIAÇÃO EM MASSA
Maggi quer PR forte para sucessão 2010
Governador Blairo Maggi afirmou ontem que o partido deve ter candidatura própria para a Presidência da República.
MARCIA RAQUEL
Da Reportagem
Com garantia de apoio no Congresso Nacional e de investimentos na área de infra-estrutura para o Estado de Mato Grosso, o governador Blairo Maggi se filiou ontem ao Partido da República (PR). Aclamado pelo presidente nacional da legenda, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), como uma liderança com condições de representar o partido nacionalmente, Maggi aproveitou o ato partidário para defender a candidatura do PR à Presidência da República em 2010. O PR, que resultou da fusão do PL com o Prona, já nasce com cerca de 40 deputados federais (são 37 hoje e deve chegar a 44 na próxima semana) e seis senadores. Além do governador Blairo Maggi, o partido receberá nos próximos dias o governador de Rondônia, Ivo Cassol, que assim como Maggi sai do PPS para aderir ao PR. O objetivo da legenda, segundo os dirigentes e líderes, é se tornar a terceira maior força no Congresso Nacional. Um partido que se propõe a ser a terceira força do Congresso tem por obrigação discutir a questão nacional, disse o governador Blairo Maggi. Em seu discurso, depois de falar do seu governo e da sua trajetória política, o governador defendeu com veemência a candidatura própria à sucessão do presidente Lula (PT) em 2010. Não é possível que esse partido não tenha um cabra, um homem, uma mulher para disputar a Presidência da República, disse, para logo depois afastar as cogitações em torno do seu nome. E não me olhe, não que eu não sou candidato, frisou. Mas para mim partido tem que ter chapa de A a Z, de presidente a vereador, acrescentou. Em seu discurso, o senador Alfredo Nascimento destacou a importância da filiação do governador Blairo Maggi. Entendo que o PR está de parabéns, porque está recebendo uma referência da política nacional. Não tenho dúvida de que o Blairo Maggi está vindo para o partido porque pode representar o partido nacionalmente, frisou. O senador Alfredo Nascimento, ex-ministro dos Transportes que deve reassumir o cargo nos próximos dias, observou que o partido vai poder contribuir com o Estado de Mato Grosso na área de infra-estrutura. A partir de agora o Partido da República, que apóia o governo Lula, deve participar do governo. Tem participado da área de infra-estrutura que é fundamental para Mato Grosso. E, certamente, o governador Blairo teve essa visão, que para o Estado se desenvolver precisa de investimentos fortes, altos em infra-estrutura, e é dessa forma que o Partido da República pretende contribuir com Mato Grosso. Além desses investimentos em infra-estrutura, o governador Blairo afirmou que espera do PR todo o apoio que não teve no PPS. Por quatro anos que eu estive no PPS eu não tive uma bancada que me defendeu. O Estado não teve uma bancada, a não ser a própria bancada do Estado que trabalhou. E agora eu espero encontrar isso dentro do PR. Aliás, foi uma das condições que eu coloquei para me filiar, assegurou.