NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Segunda-feira, 05 de Março de 2007, 22h:46

FILIAÇÃO EM MASSA

Maggi quer PR forte para sucessão 2010

Governador Blairo Maggi afirmou ontem que o partido deve ter candidatura própria para a Presidência da República.

MARCIA RAQUEL
Da Reportagem
Com garantia de apoio no Congresso Nacional e de investimentos na área de infra-estrutura para o Estado de Mato Grosso, o governador Blairo Maggi se filiou ontem ao Partido da República (PR). Aclamado pelo presidente nacional da legenda, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), como uma liderança com condições de representar o partido nacionalmente, Maggi aproveitou o ato partidário para defender a candidatura do PR à Presidência da República em 2010. O PR, que resultou da fusão do PL com o Prona, já nasce com cerca de 40 deputados federais (são 37 hoje e deve chegar a 44 na próxima semana) e seis senadores. Além do governador Blairo Maggi, o partido receberá nos próximos dias o governador de Rondônia, Ivo Cassol, que assim como Maggi sai do PPS para aderir ao PR. O objetivo da legenda, segundo os dirigentes e líderes, é se tornar a terceira maior força no Congresso Nacional. “Um partido que se propõe a ser a terceira força do Congresso tem por obrigação discutir a questão nacional”, disse o governador Blairo Maggi. Em seu discurso, depois de falar do seu governo e da sua trajetória política, o governador defendeu com veemência a candidatura própria à sucessão do presidente Lula (PT) em 2010. “Não é possível que esse partido não tenha um cabra, um homem, uma mulher para disputar a Presidência da República”, disse, para logo depois afastar as cogitações em torno do seu nome. “E não me olhe, não que eu não sou candidato”, frisou. “Mas para mim partido tem que ter chapa de ‘A’ a ‘Z’, de presidente a vereador”, acrescentou. Em seu discurso, o senador Alfredo Nascimento destacou a importância da filiação do governador Blairo Maggi. “Entendo que o PR está de parabéns, porque está recebendo uma referência da política nacional. Não tenho dúvida de que o Blairo Maggi está vindo para o partido porque pode representar o partido nacionalmente’, frisou. O senador Alfredo Nascimento, ex-ministro dos Transportes que deve reassumir o cargo nos próximos dias, observou que o partido vai poder contribuir com o Estado de Mato Grosso na área de infra-estrutura. “A partir de agora o Partido da República, que apóia o governo Lula, deve participar do governo. Tem participado da área de infra-estrutura que é fundamental para Mato Grosso. E, certamente, o governador Blairo teve essa visão, que para o Estado se desenvolver precisa de investimentos fortes, altos em infra-estrutura, e é dessa forma que o Partido da República pretende contribuir com Mato Grosso”. Além desses investimentos em infra-estrutura, o governador Blairo afirmou que espera do PR todo o apoio que não teve no PPS. “Por quatro anos que eu estive no PPS eu não tive uma bancada que me defendeu. O Estado não teve uma bancada, a não ser a própria bancada do Estado que trabalhou. E agora eu espero encontrar isso dentro do PR. Aliás, foi uma das condições que eu coloquei para me filiar”, assegurou.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL