O governador Blairo Maggi (PR) participa amanhã da 7ª Reunião do Fórum de governadores da Amazônia, que será realizado em Porto Velho, Rondônia. Será a última participação do chefe do Executivo estadual no Fórum, implantado há dois anos. O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) acompanha o republicano. Maggi, que deixa o comando do Estado no dia 31 deste mês, é um dos criadores do Fórum. Prestes a assumir o Executivo estadual, Silval Barbosa vem acentuando sua participação em eventos institucionais. O Fórum discute e planejar políticas públicas direcionadas para os estados da região. No último encontro, realizado no Estado do Amapá, foram definidos à viação aérea regional, mudanças climáticas e o Fundo da Amazônia, além de questões relacionadas ao programa de estradas vicinais do referido Estado. A segunda reunião do Fórum foi realizada em Cuiabá, após o lançamento do evento, em Belém (PA). Maggi e Silval devem debater assuntos como a regularização fundiária, com a criação do Programa Terra Legal. Para o chefe do Executivo estadual, sua gestão assegurou avanços no âmbito da regularização fundiária. Sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa tem a meta de regularizar em três anos 296 mil imóveis rurais de até 15 módulos fiscais em 436 municípios da região. Amanhã será realizada reunião entre os secretários de Planejamento. O objetivo é elaborar uma pré-pauta para o encontro, com os principais temas a serem discutidos durante o Fórum.