NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Primeira Página
Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008, 21h:22

ENCONTRO DE PREFEITOS

Líderes mostram sintonia em evento

ALEXANDRE APRÁ
Especial para o Diário
Durante a cerimônia de abertura do Encontro de Gestores Públicos de Mato Grosso, ontem no Centro de Eventos do Pantanal, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecidos Alves, o Cidinho (DEM), não poupou elogios ao governador Blairo Maggi quanto à política de incentivos aos municípios, adotada pelo governo do Estado. Para o prefeito de Nova Marilândia (261 quilômetros de Cuiabá), o consórcio das patrulhas rodoviárias para a pavimentação asfáltica deve ser considerado como exemplo. Os discursos foram de sintonia entre os gestores e líderes políticos. Cidinho também destacou para os novos prefeitos e os reeleitos as parcerias em projetos habitacionais entre prefeituras e governo que, segundo o democrata, já construíram mais de 40 mil casas em cidades do interior. Ele também enalteceu a manutenção das rodovias estaduais. O encontro se estende até amanhã. O prefeito também fez questão de agradecer ao governo Federal pelo repasse da 2ª parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao secretário de Estado de Fazenda, Éder Moraes, pelo repasse de R$ 90 milhões, referentes aos incentivos de Lei Kandir, que deve acontecer ainda este ano. No entanto, ele criticou a distribuição do bolo tributário, que, na opinião dele, fragiliza os municípios. Cidinho propôs aos prefeitos presentes à adesão à campanha nacional que pleiteia a revisão do pacto federativo. “É um absurdo que os prefeitos tenham que ficar indo de gabinete em gabinete dos deputados em Brasília com um pires na mão para pedir ajuda”, protestou, ponderando que apesar do desgaste, isso não deve desanimar os prefeitos eleitos. Os elogios ainda foram engrossados pelo deputado estadual José Riva (PP), que definiu a gestão Blairo Maggi como municipalista. Ele destacou a importância dos incentivos aos impostos rurais para os municípios do interior do Estado. Porém, pediu para o governador repensar o consórcio das cidades do Nortão, para que tenham atenção especial do governo. Riva, que foi eleito o novo presidente da Assembléia Legislativa, a partir do próximo ano, garantiu que as portas do parlamento estarão abertas para discutir as parcerias entre governo e prefeituras. O governador Blairo Maggi enalteceu o programa MT Regional e os consórcios intermunicipais, os quais Maggi responsabilizou pelo desenvolvimento de várias regiões do Estado. “Peço carinho e especial atenção para os novos prefeitos para que se mobilizem para os consórcios intermunicipais”, disse o governador. Os consórcios intermunicipais e o programa MT Regional têm o objetivo de firmar parcerias entre prefeituras e Estado para garantir ações como implementação asfáltica e outras melhorias de infra-estrutura das cidades.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL