NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Terça-feira, 26 de Julho de 2016, 21h:10

OPERAÇÃO ARARATH

Justiça revoga liminar e Eder Moraes deve voltar a ser preso

O ex-secretário de Estado Eder Moraes (PHS) pode retornar ao Centro de Custódia de Cuiabá. Isto porque, a Justiça Federal revogou a liminar concedida no mês passado. A decisão foi proferida por unanimidade da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na segunda-feira (25). Eder está solto há pouco mais de um mês. Ele deixou a prisão em 24 de junho graças a uma liminar do desembargador federal Cândido Ribeiro. Ele foi detido por ter violado por 92 vezes os termos da utilização de monitoração eletrônica em menos de 60 dias. Nesta segunda-feira, a turma julgou o mérito do habeas corpus e decidiu revogar a liminar, negando a ordem. A Polícia Federal já foi acionada para cumprir a prisão. Eder Moraes foi preso em dezembro de 2015 na 10ª fase da operação Ararath, da Polícia Federal. No dia 9 de maio, o ministro José Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou sua soltura e determinou que o juiz federal colhesse as alegações da defesa sobre as infrações cometidas. Porém, mesmo com a manifestação do ex-secretário de que o equipamento, estava com problemas, o magistrado determinou novamente sua detenção, que foi cumprida em 3 de junho. Desde a prisão, a defesa ingressou com uma reclamação junto ao Supremo Tribunal Federal alegando que Schneider teria descumprido uma decisão de corte superior. O pedido, no entanto, foi rejeitado. A segunda medida foi o habeas corpus junto ao TRF, que resultou na concessão de liminar favorável ao ex-secretário. Desde que foi deflagrada a Ararath, Moraes foi preso quatro vezes. A primeira prisão foi realizada em maio de 2014. A segunda, no dia 1º de abril de 2015. A terceira prisão correu em dezembro. A última vez em que foi preso aconteceu no dia 3 de junho último. (KA)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL