Jota Barreto se licencia e Romoaldo assume liderança
THIAGO ANDRADE
Da Reportagem
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado J. Barreto (PR) se licenciou do mandato para cuidar de assuntos pessoais. O parlamentar deve focar os próximos 30 dias em sua candidatura a uma das oito vagas na Câmara Federal. Neste período, o presidente em exercício do Legislativo, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) deve acumular também a função de líder do governo no Legislativo Estadual. O último trabalho de Barreto foi articular a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). A lei só foi aprovada após 45 dias do período normal. A articulação para a aprovação não foi uma tarefa fácil. Descontentes com o governador Silval Barbosa (PMDB) os parlamentares da base governista esvaziavam a sessão para impedir a apreciação da matéria. Cobravam do governo do Estado a liberação de emendas que foram prometidas. Apesar de a licença ser de 121 dias, o parlamentar deve ficar somente até as eleições afastado da Casa de Leis. Neste período, outro republicano deve ocupar a cadeira de Barreto, o suplente de deputado Neldo Egon (PR). Neldo é da região do Araguaia e tem sido beneficiado desde o início do ano pelo rodízio dos deputados. Dessa vez, Malheiros volta e Barreto sai. Neste período, Barreto vai trabalhar sua candidatura a deputado federal. Conta que tem trabalhado muito para conquistar o voto da população e por isso preferiu pedir licença da Assembleia Legislativa. Preferi pedir licença a faltar às sessões da Casa, comenta. O parlamentar trabalha focado na região Sul do Estado. O republicano tenta conquistar os votos dos eleitores que na eleição passada votaram em Wellington Fagundes (PR). Como Fagundes agora é candidato ao Senado da República, o parlamentar trabalha para ser o sucessor do republicano. Eu sei que a batalha não é fácil. Mas, nosso projeto tem sido muito bem recebido pela população, garante.