O desfecho do novo PED no Partido dos Trabalhadores conferiu à corrente Articulação de Esquerda a permanência dos diretórios municipais de Cuiabá e Várzea Grande, com a vitória de Vilson Aguiar e a reeleição de Lázaro Donizete da Silva, respectivamente. No discurso das alas radicais no PT, com o resultado, ganha o projeto de candidatura própria nos dois municípios. Vilson conquistou 514 votos, com 51% do total, exatamente o suficiente para a vitória no primeiro turno. Já Donizete conquistou 189 votos contra os 153 alcançados pelo concorrente Zito Portela. Portela, secretário do staff do prefeito Murilo Domingos (PR), é favorável à reeleição do republicano. Este PED acaba sendo uma pesquisa do que a militância do PT pensa de Murilo, declara Donizete. Nacional Único candidato de Mato Grosso à presidência nacional do PT, o ex-deputado Gilney Viana registrou 1,345 mil votos, o segundo melhor colocado no PED no Estado. O mais votado é o atual presidente, Ricardo Berzoini, com 2,237 mil votos. Já Valter Pomar, o mais cotado em Cuiabá, conquistou 708 votos em todo o Estado. Composição - Numa segunda fase do PED, será definida a composição dos diretórios. O regional é formado por 47 membros, incluindo o presidente e o líder da bancada parlamentar petista na Assembléia. O restante das vagas é preenchida conforme o desempenho de cada chapa nas eleições, obedecendo ao princípio da proporcionalidade. (JS)