Os representantes da empresa China Railway Engineering Corporation (CREC), interessados em construir uma ferrovia interligando Cuiabá, em Mato Grosso, até Santarém, no Pará, começam a estudar a viabilidade da ferrovia na próxima semana, quando dezenas de técnicos desembarcam na capital mato-grossense para poder fazer os estudos necessários. Segundo os representantes chineses, a partir de agora eles vão analisar o roteiro da ferrovia e projetar em quanto tempo a ferrovia poderá ser construída. Os chineses acreditam que o trabalho de reconhecimento poderá ser feito no período de um mês, com elaboração de cartografias. Os chineses assinaram o protocolo de intenções de construção da ferrovia quando o governador Silval Barbosa (PMDB) visitou a China. A estatal chinesa, que já assinou o protocolo de intenções para realizar a obra, é responsável na China pela construção de mais de 90 mil quilômetros de ferrovia já instalados. Na semana passada eles participaram da expedição Rota de Integração, acompanhando o governador em três dias de viagem até Santarém.