Primeira Página
Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009, 08h:06
A
A
COPA DO MUNDO
Governador rebate críticas sobre comitiva para África
SONIA FIORI
Da Reportagem
O governador Blairo Maggi (PR) rebateu as críticas tecidas por deputados estaduais de que foram excessivos os gastos da administração estadual para custear a comitiva do Estado que está na África do Sul em visita às obras referentes à Copa de 2010. O gasto da viagem foi insignificante perto dos investimentos da Copa, respondeu. Os parlamentares Percival Muniz (PPS) e Roberto França (sem partido) foram os maiores críticos da quantidade de pessoas. Durante coletiva concedida à imprensa, na quarta-feira, por teleconferência, o chefe do Executivo estadual não dispensou fazer outras explicações sobre o porquê da necessidade de a comitiva ser composta por aproximadamente 35 pessoas. Fazem parte do grupo, além do governador, secretários de Estado, empresários do setor da construção civil e hotelaria e ainda o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). O prefeito Wilson Santos (PSDB) preferiu deixar a viagem para cuidar de problemas na administração relacionados às obras do PAC. Ao rebater as ponderações feitas por Muniz, Maggi fez questão de lembrar que o Executivo estadual é responsável apenas pelo pagamento dos gastos de viagem de sua equipe de secretários. No total, a viagem ao referido país deverá custar aos cofres públicos de Mato Grosso aproximadamente R$ 150 mil. Em média, cada representante do governo deverá gastar cerca de 4 mil dólares. O governo ainda não possui um estudo sobre o total de investimentos que será feito na Capital mato-grossense e que contemplará Várzea Grande. Contudo, a estimativa atinge aproximadamente R$ 6 bilhões com injeção de recursos da administração estadual, governo federal e ainda provenientes da Fifa. Recentemente, o governo divulgou previsão de investimento, oriundos dos cofres públicos de Mato Grosso, de cerca de R$ 1 bilhão, valor que deverá receber incremento de fundos. Maggi destacou ainda, durante a coletiva, que é importante a presença de representantes de Mato Grosso na África do Sul para a melhor captação de ideias e de exemplos de trabalhos que poderão colaborar no projeto da Copa do Pantanal. Vou estimular para que outros empresários visitem a África, porque é importante, enfatizou. Ele também acrescentou o entendimento de que o número de pessoas que compõem a comitiva seria próximo do ideal para a análise das ações que estão sendo desempenhadas no país. O chefe do Executivo estadual explicou ainda que um grande número de pessoas no Estado, levando em consideração o segmento empresarial, gostaria de ter participado da visita.