NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 25 de Março de 2011, 20h:49

MUDANÇAS NO ALENCASTRO

Galindo surpreende com Aray na Sanecap

O prefeito empossou ontem o novo secretário de Saúde, médico Antonio Pires, e o também médico Aray Fonseca vai presidir a Sanecap

HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), anunciou ontem o nome do novo secretário de Saúde, Antonio Pires Barbosa, que é médico radicado no estado de São Paulo. Na ocasião, Galindo surpreendeu e anunciou também que o candidato derrotado a deputado estadual, médico Aray Fonseca (PTB), será novo presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). “Conversei com o Aray, que era o meu nome para a Saúde, e lhe disse que achei uma pessoa espetacular, o Pires. O Aray entendeu, e percebemos que ele poderia contribuir bastante na Sanecap, ajudando na prevenção de doenças através do saneamento básico”, afirmou o prefeito. Comenta-se que Galindo teria prometido para Aray a vaga para a Saúde, mas o deputado estadual Luiz Marinho e o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro, ambos do PTB, teriam vetado o nome dele. Fato negado pelo prefeito. “Nunca aconteceu veto a ele, sempre ouvi isso pela imprensa. Quero ver um dos nossos militantes falar que não desejam vê-lo em minha gestão. Aliás, a indicação dele para assumir a Sanecap foi para atender a uma solicitação do meu partido”, declarou Galindo. Os antecessores das pastas da Saúde e da Sanecap, Maurélio Ribeiro e Antonio Carlos Ventura, respectivamente, também foram elogiados pelo prefeito durante a solenidade de posse. “Nossa saúde avançou muito com o Maurélio. Na gestão dele, reformamos o pronto- socorro e aumentamos os números de leitos. O Ventura financeiramente também ajudou muito a Sanecap. Conseguiu renegociar dívidas de maneira brilhante”, disse. O secretário de Saúde de Mato Grosso, deputado federal licenciado Pedro Henry (PP), também esteve presente à cerimônia e ressaltou a ajuda de Maurélio para o setor no Estado. “Ele nos ajudou a perceber que em Mato Grosso não dá para se falar de saúde sem pensarmos em Cuiabá e Várzea Grande. Fez um trabalho brilhante e sempre se colocou à disposição para ajudar ao governo do Estado, independentemente de partido”, afirmou o progressista. Maurélio agradeceu no final e ressaltou que os problemas na Saúde não são apenas em Mato Grosso, mas em todo o país. “Assumimos em um momento crítico, quando havia muita insatisfação dos servidores com o Executivo. Logo em seguida enfrentamos uma greve dos médicos de Várzea Grande, mas nunca deixamos de atender ninguém. Acho que conseguimos atingir nossos objetivos”, conclui o ex-secretário. Após o fim da greve dos médicos de Cuiabá, em 2009, Maurélio assumiu a Pasta em dezembro do mesmo ano com a missão de revitalizar o setor na Capital. Ventura era presidente da Sanecap desde novembro de 2010 e foi muito criticado no início deste ano pela falta de água em dezenas de bairros de Cuiabá.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL