NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Primeira Página
Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011, 21h:13

GOVERNISTA

Galindo diz que não é oposição a Silval

O prefeito de Cuiabá e presidente do PTB descartou ontem uma composição do seu partido com siglas que querem se opor ao governo

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
O prefeito de Cuiabá e presidente do PTB, Francisco Galindo, afirmou ontem que não tem a menor intenção de fazer oposição ao governador Silval Barbosa (PMDB). A posição do prefeito é uma resposta ao convite feito pelo senador Pedro Taques (PDT) para que os petebistas se unam a outros partidos que não estão na base de sustentação do governador, formando um grande grupo de oposição. Galindo disse que ainda não recebeu nenhum convite oficial do senador, porém já adianta que não tem pretensão de fazer oposição. Segundo ele, o governador tem ajudado a Capital e por isso seria uma incoerência adotar uma postura contrária. A declaração do prefeito foi dada ontem, no Pronto-socorro de Cuiabá, quando ele e o governador fizeram uma vistoria no local. Na mesma ocasião, Silval firmou compromisso de liberar R$ 1,5 milhão para ajudar na obra. “Não tenho pretensão alguma de fazer oposição. Já vi notícias pela imprensa, mas não me interessa uma reunião sobre isso”, disse o prefeito. Entretanto, ele ressaltou que embora seja o presidente do partido não representa toda a legenda. “Da minha parte não tenho nenhum interesse em reunião para discutir esse assunto. Mas tenho certeza de que o partido vai querer o que é melhor para Cuiabá, e nesse momento é nossa aproximação com o governador, que já está ajudando a Capital”, disse o prefeito. Os partidos que lançaram o empresário Mauro Mendes (PSB) ao governo de Estado em 2010 - PDT, PSB, PPS e PV – decidiram que vão continuar juntos, num bloco de oposição, e que vão chamar PSDB, DEM e PTB para compor o bloco, já com vistas à eleição ao governo do Estado em 2014, passando também pelas eleições municipais de 2012. Uma reunião já foi realizada com o PSDB que aderiu ao movimento, 24 após o convite. Já o DEM deve aceitar o convite para um primeiro diálogo, mas sem compromisso, já que está sendo acertada uma volta dos Democratas ao arco de aliança do governador. O partido deve ocupar, inclusive, uma secretaria de Estado, a de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. DEM, PSDB e PTB formaram um arco de aliança na eleição estadual de 2010, com o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), candidato ao governo. Do mesmo modo PDT, PSB, PPS e PV tiveram Mauro Mendes ao governo. Os dois grupos não conseguiram levar a eleição para o segundo turno contra o grupo situacionista. O deputado estadual Percival Muniz (PPS), um dos maiores entusiastas desse projeto, declarou que a união desses partidos é um questão de sobrevivência e pensamento estratégico da política partidária para o Estado.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL