Primeira Página
Quarta-feira, 10 de Julho de 2013, 21h:51
A
A
Espero que a promessa seja cumprida, diz prefeito
Embora já tenha determinado medidas para conquistar recursos do governo federal, o prefeito Mauro Mendes (PSB) parece não ter sentido muita confiança no discurso da presidente Dilma Rousseff (PT). Isto porque, ela já voltou atrás de dois anúncios recentes. Ele diz esperar que, desta vez, as promessas sejam cumpridas. âA (assembleia) constituinte já foi, o plebiscito já foi, enfim. Na segunda-feira (8), eles detalharam o que seria o Pacto da Saúde. Na verdade, não vi nenhuma novidade daquilo que já se falava: trazer médicos do exterior e outras coisas. Estamos torcendo para que haja, de fato, uma efetividade das ações lançadasâ, pontua. O socialista afirma que o municÃpio já tem projetos inscritos no Ministério da Saúde esperando aprovação e liberação de recurso. âNo que diz respeito à s Unidades Básicas de Saúde (UBS), estamos inscritos, assim como para as novas equipes de saúde da famÃlia. Seriam sete UBS de três equipes. Além disso, temos reforma de algumas unidades e ampliação de outrasâ, diz. De acordo com Mendes, a preocupação não é estritamente com a reforma, construção ou ampliação das unidades de saúde, mas com a manutenção delas. âFizemos a lição de casa, dentro do que foi disponibilizado pelo ministério. Agora, mais do que construir, temos preocupação de manter, porque o grande problema da saúde é o custeioâ. O prefeito afirma já estar sentindo na pele a dificuldade. âJá temos uma pressão dos médicos da UPA, que querem ganhar mais, e dos funcionários da rede. Os custos sempre são altosâ, reclama. Além do Pacto da Saúde, prefeitos e governadores firmaram mais quatro acordos com a presidente: responsabilidade fiscal, reforma polÃtica, mobilidade urbana e educação. (KA)