Entidades pedem eclusa na hidrovia Teles Pires/Tapajós
O governador Silval Barbosa (PMDB) realizou ontem uma série de reuniões com produtores rurais, empresários e autoridades do município de Sinop (500 km ao Norte da Capital). Além de reforçar o empenho para colocar em prática a promessa de um governo municipalista, Silval discutiu com representantes de 25 entidades de classes do município sobre obras de construção da usina do Teles Pires/Tapajós. As entidades pedem intervenção do Estado para que seja feito um estudo de viabilidade para a construção também de eclusas e hidrovia. O prefeito Juarez Costa (PMDB) acompanhou as audiências, que foram realizadas em seu gabinete. O peemedebista deve contar com o apoio do governador para sua candidatura à reeleição, em 2012. Também acompanharam o chefe do Executivo os secretários Antonio Azambuja (Esportes e Lazer) e Eder Moraes (Casa Civil) e os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Baiano Filho (PMDB). Quanto à reivindicação da usina do Teles Pires/Tapajós, o governador foi favorável à questão. Silval lembrou que acaba de criar a Secretaria-extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, para tratar questões. O assunto, segundo Silval, poderá ser tratado com os ministérios de Transportes e de Minas e Energia. O governador também se reuniu com representantes da Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-220 que apresentaram a intenção de formalizar um convênio com o Estado para a pavimentação asfáltica de 145 quilômetros da rodovia que faltam para interligar por asfalto a região do Arinos (Tabaporã) a Sinop, via a BR-163. Outro encontro aconteceu com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces). Na visita ao município, o governador esteve ainda nas obras do Centro de Pesquisas da Embrapa. A primeira unidade da Embrapa no Estado é edificada numa área de 612 hectares cedida pela prefeitura. Pelo menos 16 cadeias produtivas importantes para o Estado serão trabalhadas pelo Centro de Pesquisas. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre do ano. À noite, o governador participou da abertura do Campeonato Mato-grossense de Futebol. Uma das metas do governo tem sido o fomento ao esporte, já que o Estado será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. (Com assessoria)