O governo Blairo Maggi já pagou em dívidas com a União de 2003 até 2005 cerca de R$ 1,720 bilhão, sendo que deste total não consta o último mês do ano passado, ainda não fechado pela contabilidade geral do poder Executivo. Esses valores seriam mais do que suficientes para suprir os investimentos necessários para que o Estado tivesse mais estradas, mais escolas, mais saúde, entre outras ações consideradas fundamentais para o cidadão mato-grossense. Isso representa uma média mensal de R$ 47,7 milhões/mês, sendo que no ano de 2005 a média dos pagamentos mensais supera os patamares dos R$ 60 milhões/mês. Para se ter uma idéia do tamanho da sangria dos cofres públicos, a média anual de investimentos chegou na gestão Blairo Maggi a um patamar de R$ 350 milhões, portanto, o pagamento de dívidas sempre foi superior aos investimentos do Estado em políticas sociais. Em 2003, primeiro ano do governo Maggi, foram pagos R$ 490,659 milhões para a União, com uma média mensal de R$ 40 milhões. Já em 2004, o montante repassado foi de R$ 589,738 milhões ou uma média de R$ 51 milhões/mês e em 2005 foi entregue para o governo federal, sem contabilizar ainda o total de dezembro, a soma de R$ 639,972 milhões, sendo que a média é de R$ 60 milhões/mês. Essa situação impede que Mato Grosso amplie seus investimentos com recursos próprios, já que as dívidas para com a União são descontadas diretamente do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). (ML)