Primeira Página
Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014, 20h:51
A
A
GOVERNISTAS
Em 15 dias, grupo decide por nome
THIAGO ANDRADE
Da Reportagem
Os deputados que no próximo ano devem compor a nova base governista devem decidir nos próximos 15 dias quem será o candidato a presidente da Assembleia Legislativa que terá o apoio do governador eleito Pedro Taques (PDT). Até o momento o grupo tem quatro pré-candidatos: os deputados Zeca Viana (PDT), Dilmar Dal Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB) e o eleito Eduardo Botelho (PSB), com mais chances para os dois últimos. Maluf conta que o grupo tem se reunido semanalmente para conversar sobre o assunto. Segundo ele, não há essa preferência. Todos que estão pleiteando têm legitimidade para isso, pois são deputados eleitos. Então, não há um deputado que tenha preferência, diz. Lembra que não só a nova base governista lançou nomes para o comando do Legislativo. Porém, os parlamentares que devem formar a nova oposição na Casa também se articulam e já contam com três nomes. Para Maluf, é preciso ter respeito a esse grupo, visto que eles são maioria no parlamento, tendo em vista que conquistaram 13 cadeiras. Segundo ele, o grupo agora discute a forma conceitual que precisa ter a nova gestão. Nós estamos discutindo princípios e forma de gestão da Assembleia, afirma o tucano. COMPOSIÇÃO Guilherme acredita que será difícil que qualquer grupo consiga vencer a eleição da mesa diretora do Legislativo sozinho. Segundo ele, em um momento será preciso compor com o grupo que faz parte da nova oposição. Outra questão elencada é quanto à governabilidade e a gestão da Mesa. Para ele, as duas questões são distintas. A governabilidade, a Mesa pode até ajudar. Mas essa governabilidade precisa ser construída pelo governo, com conversas e partidos junto com o governo, diz. ARTICULAÇÃO Maluf afirma que Taques manteve a palavra de ficar distante das negociações para o comando da mesa diretora do Legislativo. O governador eleito participou de apenas uma das reuniões com os parlamentares. Na oportunidade, Taques externou o desejo de ver o grupo unido na eleição para o comando da Casa. Os ex-prefeitos e deputados estaduais eleitos Oscar Bezerra (PSB) e Wilson Santos (PSDB) são os interlocutores do grupo dos 11, ou G-11, como são chamados os deputados eleitos que devem dar sustentação ao governo de Pedro Taques no Legislativo. A missão deles é conquistar o apoio de, pelo menos, mais dois deputados para a eleição da mesa diretora do Parlamento estadual. Oscar e Wilson intensificaram os trabalhos de articulação, principalmente, após os deputados evidenciarem na última semana que há um racha, ligado a parlamentares do PR, PSD e PMDB. Com a máquina nas mãos, os ex-prefeitos passaram a assediar com mais intensidade os descontentes e os novos eleitos. No entanto, nenhum dos lados descarta as chances de estarem unidos na formação de uma única chapa para o comando do Legislativo.