Cuiabá terá urnas biométricas nas eleições de 2012. O novo sistema reconhece o eleitor pelas impressões digitais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o governo assinaram ontem um termo de cooperação para a realização do recadastramento. Para que a nova urna seja utilizada, os eleitores terão que fazer o cadastramento biométrico, ou seja, a Justiça Eleitoral vai colher suas digitais. Até 2013, os outros 10 municípios da Baixada Cuiabana também farão o recadastramento. Ao todo, essas cidades somam mais de 670 mil eleitores. Na prática, a Justiça Eleitoral entra com a tecnologia e o governo, com a mão-de-obra, com a cessão de servidores. A partir de agosto já se inicia o processo de coleta dos dados biométricos em Cuiabá e a previsão é de fechar os dados de todos os 11 municípios atendidos até maio de ano que vem. O presidente do TRE, Rui Ramos, alerta que os que não comparecem ao recadastramento, assim que convocados, terão o título cancelado. O presidente esclarece que o modelo permite mais segurança para o processo eleitoral. As possibilidades de fraude serão mínimas, pois os eleitores das urnas biométricas só poderão registrar o voto depois da comprovação de que a impressão digital é a mesma que está no cadastro. Em Mato Grosso, Campo Verde já passou por recadastramento. A escolha das cidades da Baixada Cuiabana tem um motivos específico: a Copa do Mundo. Como Cuiabá será sede da Copa, o TRE resolveu implantar o sistema. A meta da Justiça Eleitoral é de que em 2018 todas as cidades do Brasil já tenham urna biométrica. Os TREs de todo o Brasil também têm parceria com o Ministério da Justiça, pois os dados coletados também servirão para o banco de dados do Instituto Nacional de Identificação, que servirá para a emissão do Registro de Identificação Civil (RIC), cartão magnético que vai conter todos os dados do cidadão. (ARF)