O deputado estadual Dilmar DalBosco (DEM) apresentou requerimento sugerindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar todos os desvios de recurso do cofre do Estado, referentes a três anos. Segundo ele, além do Ministério Público Estadual (MPE), o Legislativo também tem que fazer sua parte e ajudar nas investigações. O MP está investigando, mas se tem tantos escândalos assim a Assembleia tem que fiscalizar, não pode ficar parada, vendo tudo isso. A sociedade cobra de nós, deputados. Além disso, ele ressalta que o trabalho da Assembleia é de suma importância nesses casos, pois envolve dinheiro público. A CPI ou uma Comissão Especial de Acompanhamento tem que ser criada para apurar de maneira transparente, pois esses recursos desviados é a sociedade que paga, e não vê retorno. Suas declarações são por conta dos recentes escândalos envolvendo recursos do governo do Estado que, na teoria, deveriam ser detectados pela Secretaria de Fazenda (Sefaz). Trata-se da suspeita de fraude na emissão de cartas de crédito, do pagamento de precatórios e de juros à construtora Encomind, bem como pagamentos de débitos a empresas extintas, além de desvio de recursos da Conta Única do Estado. De acordo com o deputado, o requerimento só deve ser votado na próxima sessão, caso ele consiga as assinaturas necessárias para instauração de uma comissão, que é de um terço.