O deputado estadual Pedro Satélite (PPS) afirmou ontem que será um dos parlamentares que farão questão de acompanhar a audiência pública com representantes da Ager. Em uma das últimas sessões da Assembleia, no ano passado, ele foi um dos parlamentares que criticaram a renovação das concessões de transporte intermunicipal pela Agência. Empresário deste ramo, Satélite está na vaga de Wallace Guimarães (DEM). Embora não tenha assinado o requerimento em que o deputado Dilceu DalBosco (DEM) sugere a abertura da CPI da Ager, Pedro Satélite também critica a presidente da Agência, Márcia Vandoni. É muito complexo tratar do assunto. Quer dizer que, se acaba a concessão, a empresa que nasceu em Mato Grosso e se estruturou no Estado terá simplesmente que parar a frota que conseguiu comprar? O impacto financeiro é muito grande e não será somente aos empresários, defende. Segundo Satélite, o novo modelo de transporte irá beneficiar um número reduzido de dois ou três grandes grupos nacionais, tirando o direito das 20 empresas que atualmente operam no Estado. Sou contra o monopólio. Se isso realmente acontecer, o transporte intermunicipal ficará como o setor em Cuiabá e Várzea Grande, polarizado. Sou a favor da concorrência porque quem ganha é o consumidor, avalia. A sugestão do deputado seria uma maior fiscalização da Agência às empresas que atualmente atuam no Estado. A Ager pode, dentro da legalidade, estender o contrato com as empresas por mais 10 anos. A empresa que não estiver de acordo, não estiver prestando o serviço adequadamente, deve ser banida. Mas aquelas que trabalham corretamente devem ser respeitadas, complementa. (JC)