Primeira Página
Quinta-feira, 05 de Julho de 2007, 19h:53
A
A
THELMA DE OLIVEIRA
Dante, eterna saudade
Tem sido um desafio enorme viver sem Dante. Carrego no peito a dor da saudade. Uma dor eterna. Falta-me o marido carinhoso, o amigo de todas as horas, o companheiro de jornadas, o conselheiro político... O que me conforta e me ajuda a conviver com a dor da ausência é saber que Dante não viveu em vão e que sua trajetória neste mundo ficará para sempre gravada na memória de seu povo. Dante está presente em cada bairro de Cuiabá, sua terra natal. E não há uma única cidade neste Estado que não tenha uma obra, uma ação, uma pessoa beneficiada por seu trabalho, seja como parlamentar, prefeito, ministro ou governador. O que me conforta é o legado de Dante, o homem público que passou pela vida e fez história. Dante deu-nos a democracia com sua emenda das diretas. Deu-nos o exemplo de probidade, de espírito público, de desprendimento político. Dante viveu intensamente todos os dias de sua vida. E cada dia que viveu o fez em favor da liberdade, da justiça social e da cidadania. Dante viveu por todos nós. Mas, sobretudo, viveu para sua gente, por sua cidade e seu Estado. Foram muitas as suas lutas. Dante caminhou ao lado do povo na campanha das diretas. Sonhou o sonho da liberdade! Dante caminhou ao lado do povo em todas as lutas. Pelo direito à moradia, desde a implantação dos bairros Santa Izabel, Barbado, Canjica, até a distribuição dos títulos definitivos, que deram a milhares de famílias a possibilidade de ver realizado o sonho da casa própria. Pelo direito dos índios, deste a implantação das reservas até a criação da primeira universidade indígena do país. Pelo direito dos posseiros e dos sem terra, desde os conflitos do Araguaia ao lado de dom Pedro Casaldáliga, até o maior programa de reforma agrária já executado no Brasil por um ministro de Estado. Dante caminhou ao lado do povo em todas as suas lutas. Governador, Dante fez o ajuste fiscal e a reforma do estado. Trouxe o equilíbrio nas contas públicas. Com a casa arrumada, valorizou o servidor público como nunca na história deste estado. E dedicou ao setor produtivo as melhores políticas públicas. Mato Grosso cresceu e se desenvolveu. Dante enfrentou a grave crise energética que impunha ao Estado a escuridão do racionamento e transformou Mato Grosso em exportador de energia. Os linhões cruzaram o Nortão e o Araguaia. Veio a usina de Manso, a termelétrica e o gasoduto. Dante criou programas de fomento à produção e fez de Mato Grosso o maior produtor de algodão do país, campeão nacional na produção de grãos e bicampeão nacional de desenvolvimento. Com sua visão de estadista, transformou Mato Grosso, um Estado periférico, num dos mais prósperos e ricos estados da Federação. Com crescimento econômico fomentado por políticas públicas e investimentos maciços em educação, saúde e segurança, Mato Grosso foi campeão nacional em desenvolvimento humano. É impossível relacionar todas as obras e realizações de Dante de Oliveira num único artigo. Seria preciso um livro. Dante do Fethab, Dante da educação de qualidade, Dante da polícia comunitária... Dante era assim: tinha o coração de estudante. Carregava no peito impetuoso o sonho de todas as lutas, dos ideais mais nobres, o desejo insaciável por justiça social. Tinha cabeça de estadista. Enxergava longe, lutava por um futuro melhor para todos, por desenvolvimento com preservação ambiental, por crescimento com geração de emprego e renda. Dante queria o Estado necessário fazendo o máximo pela sociedade. Dante era assim: coração de estudante, sorriso de menino e cabeça de estadista. * THELMA DE OLIVEIRA é viúva de Dante de Oliveira e deputada federal pelo PSDB-MT