NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 24 de Junho de 2016, 21h:04

CÂMARA DE CUIABÁ

Câmara se prepara para eleger presidente

Com a morte do presidente Júlio Pinheiro, vereadores de Cuiabá se reúnem na próxima semana para eleger novo presidente

Com o falecimento do vereador Júlio Pinheiro (PTB), presidente da Câmara de Cuiabá, os vereadores devem convocar eleição suplementar para preencher o cargo em vacância. A convocação ocorre já na próxima semana. Isto porque o Regimento Interno da Casa de Leis, em seu artigo 28, Parágrafo 1º, determina que "para o preenchimento do cargo vago na mesa diretora haverá eleição suplementar na primeira sessão ordinária seguinte àquela na qual se verifica a vaga". Desta forma, na sessão plenária da próxima terça-feira (28) os parlamentares devem registrar oficialmente o falecimento de Pinheiro e convocar o pleito para a sessão de quinta (30). A discussão, contudo, está em torno do cargo que será pleiteado, uma vez que o regimento interno possui interpretação dúbia. Parte dos vereadores acredita que a eleição deve ocorrer para preencher a vaga do 2º-vice-presidente, hoje ocupada pelo vereador Toninho de Souza. Com a morte de Pinheiro, o 1º-vice-presidente Haroldo Kuzai se efetivaria no comando da Casa e Toninho passaria a ocupar a vaga de 1º-vice-presidente. Alguns, entretanto, afirmam que o cargo vago seria o de presidente. Portanto, a eleição deveria ser realizada para escolher o novo representante do Legislativo municipal. Os vereadores devem se reunir na próxima segunda-feira (27) para discutir o assunto. A tendência, entretanto, é de que Kuzai se efetive como presidente, tendo em vista que ele não tem pretensões políticas para o pleito de outubro deste ano. Além do mais, os parlamentares querem evitar desgaste no final da legislatura, o que pode prejudicar campanha à reeleição. Alguns, contudo, não descartam a possibilidade de vir a judicializar o tema a fim de garantir que a eleição seja para presidente da Casa de Leis. Pinheiro faleceu na última segunda-feira (20) em decorrência de uma parada cardíaca. O petebista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa há 14 dias. Ele deu entrada na unidade de saúde no último dia 2 com fortes dores abdominais. Após uma bateria de exames, foi detectada uma forte infecção na artéria aorta, que já estava inflamada. Por conta disso, dois dias depois ele foi transferido para UTI, uma vez que se trata de um ambiente estéril, mas apropriado para o tratamento de infecção. Consequentemente, Pinheiro foi submetido a uma cirurgia para colocação de uma prótese. Desde então, ele permaneceu sedado e respirando por aparelhos. Nos últimos dias, o vereador apresentou melhoras em seu quadro, mas não resistiu a uma parada cardíaca e veio a falecer. O presidente deixou esposa e quatro filhos. Vereador em seu terceiro mandato, disputou a primeira eleição em 2000 e se tornou presidente da Câmara de Cuiabá pela primeira vez em agosto de 2010.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL