NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 09 de Agosto de 2013, 22h:15

CÂMARA DE CUIABÁ

Assalto causa prejuízo de R$ 50 mil

Mesa diretora precisará comprar novos equipamentos para setor de Tecnologia da Informação, que foi destruído por bandidos que invadiram prédio

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
O assalto à Câmara de Vereadores da Capital fez com que a Mesa Diretora desembolsasse um montante que não estava previsto no orçamento. Em um momento financeiro crítico, a Casa terá que gastar pouco mais de R$ 50 mil para reestruturar a Central de Tecnologia, destruída pelos assaltantes. Por conta dos danos causados ao setor, a página do Legislativo na internet ficou fora do ar por mais de uma semana, o que prejudicou também as transmissões ao vivo das sessões plenárias. Além disso, os dados de rede, de intranet, dos sistemas financeiro e legislativo, das câmeras de circuito interno e externo de segurança e do setor de recursos humanos ficaram inacessíveis pelo mesmo período. O sistema de internet disponibilizado no prédio também parou de funcionar. A informação é do secretário-geral da Casa, Aparecido Alves. De acordo com ele, por conta da urgência, a compra dos novos equipamentos será feita sem licitação. “Não temos como transmitir a sessão. O nosso servidor está destruído. Os ladrões levaram as fontes, quebraram toda a sala de Tecnologia da Informação (TI) e nossas câmeras de segurança. Danificaram tudo que encontraram na tentativa de não deixar rastros nas gravações do circuito interno. Por conta da urgência em resolver este problema, a aquisição dos equipamentos se dará de forma emergencial com dispensa de licitação”, explica. De acordo com o secretário, há muito tempo o setor não passa por uma reformulação, por isso, a aquisição terá que ser feita fora do Estado. Isso porque os equipamentos danificados já saíram de linha. Os produtos novos devem ser encomendados em Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais. A tentativa de assalto aconteceu no último dia 4. Cinco criminosos fortemente armados invadiram o prédio do Legislativo Municipal com o objetivo de saquear os dois caixas eletrônicos que haviam sido instalados recentemente. A quadrilha não teve êxito no roubo, uma vez que o cheiro dos maçaricos utilizados para tentar arrombar os caixas incomodou vizinhos que, de imediato, acionaram a Polícia Militar. Com o intuito de evitar que este episódio se repeta, o presidente da mesa diretora, vereador João Emanuel (PSD), estuda a possibilidade de retirar os caixas eletrônicos da Câmara. “Queremos garantir a segurança deste Parlamento, bem como dos nossos funcionários. Está possibilidade existe, mas ainda não batemos o martelo”, pondera. Segundo o social-democrata, os caixas eletrônicos foram instalados para dar mais comodidade aos servidores. Os equipamentos sequer chegaram a funcionar, mas já estava abastecido com dinheiro. Sobre a aquisição de novos equipamentos para reparar os danos causados ao setor de Tecnologia da Informação, o parlamentar afirma que ainda não foi autorizada e que está em fase de levantamento. “Estamos averiguando o que de fato vai ser necessário comprar e fazer para gastarmos apenas o necessário. Mas acredito que sejam reparos mínimos”, adianta.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL