Primeira Página
Segunda-feira, 21 de Março de 2011, 20h:41
A
A
POLÍTICAS CONJUNTAS
AL retorna ao Parlamento Amazônico
Cuiabá sedia em abril próximo o Fórum para discutir diversos assuntos de interesse de estados que formam a Amazônia Legal
HUMBERTO FREDERICO
Da Reportagem
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), definiu na manhã de ontem o retorno do estado de Mato Grosso ao Parlamento Amazônico. O Parlamento foi criado em 1999, pelo próprio deputado, para que todos os estados que abrangem a Amazônia Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá e Tocantins criassem políticas conjuntas de desenvolvimento sustentável e econômico. O representante mato-grossense do Parlamento será o deputado Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho. Durante a visita dos deputados que compõem a direção do Parlamento Amazônico, Riva confirmou que no próximo dia 29 de abril Cuiabá sediará um Fórum para se discutir diversos assuntos de interesse dos Estados. Vamos focar em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e econômico, além de discutirmos também o Código Florestal que está para ser votado no Congresso Nacional, declarou o progressista, que foi o primeiro presidente da Mesa do Parlamento Amazônico. Além destes temas, o Fórum discutirá também emancipação dos municípios, planejamento público e concessão de usinas. Outro assunto abordado por Riva foi a falta de união dos parlamentares que integram a bacia amazônica em nível nacional e regional. Ele lembrou o caso dos representantes nordestinos que, segundo ele, são unidos, e conseguem angariar recursos do governo federal para a região por conta deste entendimento. O presidente da mesa diretora do Parlamento Amazônico, Messias de Jesus (PR), deputado por Rondônia, relembrou a importância de Mato Grosso para o fortalecimento do Parlamento. Viemos até Mato Grosso pedir ao Riva que voltasse à liderança deste Parlamento, pois ele já conhece toda a Amazônia. Depois que o Estado de vocês deixou a nossa entidade, perdemos muito em matéria de discussão, afirmou durante entrevista coletiva na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Gabriel Guerreiro, que é deputado pelo estado do Pará, enfatizou o desenvolvimento econômico de Mato Grosso em seu pronunciamento. Sou um entusiasta do Parlamento Amazônico, temos que trabalhar juntos para termos condições de crescer cada vez mais. A reunião aqui em Cuiabá, e o primeiro Fórum desta nova mesa diretora em Mato Grosso, tem uma coisa simbólica, pois este é o primeiro Estado que conseguiu um desenvolvimento vigoroso nos últimos anos dentre todos os estados que completam a bacia amazônica, afirmou Guerreiro. Além de Messias, Gabriel, Riva e Daltinho, participaram da reunião os deputados Ribamar Araújo (Rondônia), Hélio Soares (Maranhão) e a deputada Vera Lúcia (Amazonas). Para Daltinho, o encontro fomentará importantes discussões para o fortalecimento e a união dos legislativos estaduais. Essa será a trincheira para retirar, por exemplo, a população que vive abaixo da linha da pobreza, sustentou Freitas.