O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, e o comandante-geral da Polícia Militar, Nerci Adriano Denardi, foram convocados pela comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos a respeito do caso de agressão a estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso. A decisão de pedir explicações sobre o caso foi confirmada pelo presidente da Comissão, deputado estadual Emanuel Pinheiro, e endossada por Alexandre César. Na reunião, marcada para acontecer na próxima semana, no dia 14 de março, Bustamente e Denardi deverão apresentar os posicionamentos da pasta e da instituição respectivamente, a respeito do modo de ação dos policiais. O secretário de Segurança e o comandante-geral da PM vão ser convocados para comparecer aqui no dia 14 de março. Peço que eles venham à Assembleia Legislativa esclarecer os fatos da manifestação, declarou. Logo após o acontecimento, muitos parlamentares subiram à tribuna para expressar o repudio à ação, a qual chegaram a classificar como desmedida. O episódio de violência ocorrido no último dia 6 resultou em dez universitários feridos por golpes de chutes, disparos de balas de borracha e até socos. O confronto ocorreu após supostamente a reitoria da instituição ter acionado a PM para conter uma manifestação que ocorria na avenida Fernando Correa, para reclamar do despejo de estudantes da Casa de Estudante. Um inquérito foi instalado para apurar a ação da PM e diante da repercussão do caso, foi preciso até que o governador Silval Barbosa (PMDB) se manifestasse. O peemedebista declarou que houve exageros de ambas as partes e que o comandante da PM trataria de tomar todas as providências necessárias.