Primeira Página
Terça-feira, 14 de Agosto de 2012, 21h:52
A
A
VEREADORES/VÁRZEA GRANDE
6 dizem não gastar nem arrecadar
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Dos dez vereadores de Várzea Grande que vão à reeleição no pleito de outubro deste ano, seis afirmam não ter arrecadado, gastado ou sequer contratado serviços até o momento. Segundo a primeira prestação parcial de contas de campanha, entregue à Justiça Eleitoral, os vereadores Chico Curvo (PSD), Antônio José de Oliveira (PV), Isabela Guimarães (PSD), Marco Antônio de Moraes (PSD), João Madureira (PSC) e Fabio Saad (PTC) ainda não receberam nenhuma doação de recursos, nem tiveram nenhum gasto com a campanha eleitoral. Em contrapartida, Wanderley Cerqueira (PSD), Antônio Cardoso (PSD), Maninho de Barros (PSD) e Hilton Gusmão (PV) já estão em ritmo acelerado. Os sociais-democratas, por exemplo, alegam ter arrecadado R$ 26 mil, R$ 1,6 mil e R$ 4,9 mil, respectivamente, entre recursos próprios e doações de pessoas físicas. O representante do PV no Legislativo, Hilton Gusmão, afirma ter angariado apenas R$ 3 mil. Com relação aos gastos efetuados até agora, Cerqueira sai na frente. Em pouco mais de um mês de campanha eleitoral, o parlamentar declarou ter empenhado R$ 21,2 mil. A maior despesa foi com materiais impressos, como santinhos: R$ 10,2 mil. Os R$ 10 mil restantes foram gastos com publicidade, produção de jingle, materiais de expediente, eventos de promoção de candidatura e despesas com pessoal e combustível. Desta forma, o parlamentar poderá gastar somente mais R$ 28,8 mil, já que informou no registro de candidatura que pretende empenhar até R$ 50 mil com a campanha eleitoral. Logo em seguida aparece Gusmão, que alega já ter gastos R$ 2,9 mil apenas com materiais impressos. O social-democrata pretende gastar R$ 100 mil neste período eleitoreiro. Antônio Cardoso aparece em terceiro lugar quando o assunto é despesa. O vereador afirma ter empenhado R$ 1,6 mil também com materiais impressos. Ele afirma que irá gastar R$ 50 mil com a campanha. Maninho de Barros, hoje presidente da Câmara, declarou não ter gasto nada até o momento. Contudo, já contratou serviços que somam R$ 12,3 mil. Ele também pretende gastar até R$ 50 mil. Dos 13 vereadores de Várzea Grande, apenas três não tentarão uma das 21 cadeiras disponíveis na próxima legislatura. Wilton Coelho, o Wiltinho (PR) - candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) -, Domingos Sávio (PR) e Denivaldo Pereira, o Baiano Pereira (DEM), que foi condenado a 15 anos por homicídio duplamente qualificado, quando era policial militar. Agora, possivelmente será barrado pela Lei da Ficha Limpa.