NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 14 de Junho de 2026

POLÍTICA
Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 09h:25

MUDANÇA DE ROTA

PT festeja adesão de Janaína à oposição a Mauro na ALMT

Para o petista, a emedebista fortalece a bancada e pode potencializar as discussões no LegislatIvo

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Divulgação
O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, que aplaudiu a decisão da colega Janaina, de aderir à oposição na ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou de forma positiva o ingresso da colega Janaina Riva (MDB) no bloco de oposição na Assembleia Legislativa.

Para o petista, a emedebista fortalece a bancada e pode potencializar as discussões na Casa.

"Eu considero isso positivo e torço para que ela continue na oposição, independentemente das disputas eleitorais. A Janaina conhece a dinâmica do funcionamento do Governo e pode ter informações e conteúdo que potencializem a oposição", afirmou Lúdio.

Leia também:

MP e CVM analisam de transação Governo-Oi de R$ 700 milhões

O deputado lembrou que faz oposição à atual gestão, comandada pelo governador Mauro Mendes (União), desde foi eleito deputado estadual, e destacou que a bancada sempre teve pouca representatividade, o que muda com o reforço de Janaina.

"Eu faço oposição ao atual Governo desde o início do meu primeiro mandato, em 2019. Uma oposição sistemática, crítica, resposável e propositiva, e nós sempre fomos minoria no Parlamento Estadual. Então, ter a Janaina na oposião, agora, é positivo porque nós ampliamos a bancada de oposição ao atual Governo", completou. 

Desde que foi eleita deputada estadual, Janaina integra a base do governador Mauro Mendes na Assembleia Legislativa.

O rompimento da emedebista com a gestão estadual se deu no início do mês, por conta de uma denúncia, da prápria parlamentar, de que estava tendo o pagamento de suas emendas boicatado por parte do secretário-chefe da Casa Civil, deputadofederal licenciado Fábio Garcia (União).

A reclamação foi feita da tribuna do Legislativo e gerou um contra ataque de Garcia, que observou que o pagamento a parlamentares de oposição será feito, mas não é prioridades.

A fala do secretário, inclusive, foi ratificada pelo governador, que ainda cravou Janaina na oposição.

Na semana passada, a parlamentar colocou em xeque um acordo sigiloso, firmado entre a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e um escritório de advocacia que representava a empresa de telefonia Oi S.A., em recuperação judicial.

Segundo a parlamentar, R$ 308 milhões que deveriam ter sido pagos à empresa acabaram transferidos para fundos de investimentos com ligações diretas à família do governador Mauro Mendes.

Vale lembrar que tanto Janaina como Mauro têm pretenssões eleitorais para o próximo ano.

Ambos vem se articulando para a disputa ao Senado.


Edição EDIÇÃO 16962




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL