NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍCIA
Segunda-feira, 25 de Julho de 2016, 19h:38

CRIMINALIDADE

Radar é derrubado e câmeras são roubadas

Pela segunda vez em três meses, um radar de fiscalização eletrônica instalado na Avenida das Torres, em Cuiabá, foi derrubado e queimado

Aline Almeida
Da Reportagem
Pela segunda vez em três meses, um radar de fiscalização eletrônica instalado no mesmo local foi destruído em Cuiabá. O ato de vandalismo ocorreu no final de semana, nos dois radares fixos instalados na Avenida das Torres, próximo à ponte Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, sobre o Rio Coxipó. Os equipamentos foram derrubados e queimados por vândalos em Cuiabá. O primeiro caso, na mesma avenida, aconteceu no dia 27 de fevereiro. O suspeito de perpetrar os ataques é um motorista cuja filha recebeu uma multa por trafegar em alta velocidade. Um morador disse que o homem teria ficado irritado por causa da multa e há três meses derrubou o equipamento e prometeu que faria a mesma coisa toda a vez que o equipamento fosse reinstalado. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), confirmou que a polícia está investigando o caso. Quanto à recolocação do aparelho, a empresa responsável pelos equipamentos irá fazer a reposição dos radares nos próximos dias. O trecho que já foi palco de vários acidentes teve o equipamento instalado para controlar a velocidade em 60 quilômetros por hora. Na primeira ação de vandalismo registrada há três meses, os postes de aço onde estão às câmeras foram apenas derrubados. Desta vez, eles foram serrados e queimados. Na vistoria feita por técnicos da Semob, foi constatado que foram levadas quatro câmeras (duas de cada equipamento), quatro iluminadores noturnos (dois de cada equipamento) e a CPU central (onde ficam armazenadas as informações). As caixas onde estavam a fiação e os equipamentos foram queimadas. O coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito, Pablo Bosse, disse que algumas medidas serão adotadas para inibir a destruição dos equipamentos. A ideia é instalar câmeras de monitoramento em todos os pontos que estão os equipamentos. “Infelizmente, a falta de educação de alguns condutores acaba prejudicando o bolso dos contribuintes”, disse. Os radares começaram a ser instalados na Capital em 2014. A instalação dos aparelhos faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura e o Ministério Público do Estado (MPE), assinado em julho de 2011. O objetivo é diminuir o número de acidentes de trânsito, um dos principais motivos de internação no Pronto-Socorro. O Consórcio CMT foi vencedor da licitação para a contratação da empresa responsável pela instalação de radares e câmeras para o monitoramento do trânsito em 19 de maio de 2014. A licitação dos radares foi lançada para instalar 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito. O contrato foi firmado em R$ 39 milhões entre o Consórcio CMT (Cuiabá Monitoramento de Trânsito) e o município.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL