Policiais federais fizeram hoje uma paralisação de 24 horas em todo o país em protesto contra um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 549 que transforma os cargos de delegados de Polícia Civil e Federal em carreira jurídica. Pela proposta, os delegados farão parte de um órgão independente nos moldes do Ministério Público e Defensoria Pública, ganhando autonomia. A proposta vai mais além. Como carreira jurídica, os delegados terão direito a participar do quinto constitucional e poderão ter assento nos Tribunais de Justiça, assim como na OAB e no Ministério Público Estadual. Em Cuiabá, os policiais montaram uma barraca em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde distribuíram panfletos. Para o presidente do sindicado da categoria, Erlon Brandão de Souza, a PEC é um dos maiores absurdos que os congressistas querem criar. Salientou que os delegados são autoridades judiciais e não jurídicas. Com a proposta, os delegados se tornarão um quarto poder, só que armado, frisou. Acrescentou que os agentes federais perderam o direito de investigar e hoje se transformaram em carregadores de malotes e de CPU (memória de computador) mais bem pagos do país. A distorção é tão grande entre a função de investigar e acompanhar os delegados que hoje o número de delegados federais é bem maior proporcionalmente em relação aos agentes em todo o país. (AR)